..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pet »

Festa de aniversário para animais de estimação vira moda

Os modismos entre donos de bichos de estimação parecem não ter limites. A nova onda é comemorar o aniversário dos animais com eventos sociais

Daniela Costa - Publicação:10/12/2014 09:35

A advogada Vanessa da Costa Lopes (esq.) teve uma ideia especial ao comemorar o aniversário do maltês Théo. 'Pedi que cada convidado nos presenteasse com pacotes de ração para doarmos aos animais de rua' (Alexandre Rezende/Encontro)
A advogada Vanessa da Costa Lopes (esq.) teve uma ideia especial ao comemorar o aniversário do maltês Théo. "Pedi que cada convidado nos presenteasse com pacotes de ração para doarmos aos animais de rua"
Comidas especiais, perfumes, bebidas, roupas, tratamento de gente... O modismo e as novidades entre os donos de bichinhos de estimação parecem não ter fim. Os proprietários garantem que têm bons motivos, mas os especialistas alertam sobre os perigos de uma excessiva humanização dos animais. Enquanto isso, a nova onda agora são as festas de aniversário, com direito a convite personalizado e petiscos próprios.

"Mesmo vivendo tão pouco, os animais transformam nossas vidas de tal maneira, ensinando-nos novas vertentes do amor e da gratidão, que cabe a nós usufruir cada momento ao seu lado da melhor maneira possível", diz a professora Ana Carolina Araújo da Silva, de 29 anos. Todos os dias quando chega em casa após o trabalho, seu fiel companheiro, o poodle Nounours, espera-a com ansiedade e só se aquieta depois de receber muito carinho. A relação de afeto entre os dois é tão grande que em março Ana decidiu comemorar o primeiro ano de vida do cãozinho de maneira inusitada. "O Nounours é tão querido por nossa família que decidimos fazer uma festa de aniversário para homenageá-lo", diz.

 

Ana Carolina e o poodle Nounours: 'Os animais transformam nossas vidas', diz (Thiago Mamede/Encontro)
Ana Carolina e o poodle Nounours: "Os animais transformam nossas vidas", diz
Natural da França, foi lá que o marido de Ana, Gael Quemeneur, comprou a roupinha de marinheiro usada pelo mascote na ocasião. Os convites feitos com o slogan "Traga o seu dono" foram encomendados pelos sogros. Já a funcionária pública Jaqueline Alvarenga de Paula, de 45 anos, caprichou na decoração de aniversário de 1 ano do pequenez Pitoco. "Ele entrou no salão em um caminhãozinho, ao som de Elvis Presley e usando uma de suas fantasias. Como não gosta muito de roupas, uso somente em ocasiões especiais", diz.

Considerados verdadeiros membros da família, os pets conquistam espaço cada vez maior na vida de seus donos. Alguns já estão habituados a tratamentos diferenciados, com direito ao uso de roupas, perfumes e acessórios. A dúvida que fica é qual o limite para não exagerar na dose – questão que já preocupa os especialistas. "Toda expressão de amor é válida, mas tendo sempre o cuidado de respeitar a natureza de cada espécie. Humanizar é justamente desrespeitar os limites do animal", diz o veterinário Amaury Carabetti Diniz.

Em se tratando de celebrar mais um ano de vida do bichinho de estimação, a sugestão é apenas tomar alguns cuidados. Entre eles, conhecer bem o temperamento do animal e dos convidados, para evitar brigas, e escolher um cardápio adequado. "É de praxe que o anfitrião alerte aos donos sobre os alimentos que serão servidos, pois podem ser impróprios para alguns, especialmente aqueles que sofrem de doenças crônicas", orienta o veterinário.

 

O empresário Fabiano Loures comemorou o aniversário do buldogue francês Obi-Wan Kenobi em grande estilo: 'No cardápio tinha salgados para os donos e petiscos para os pets' (Denis Medeiros/Encontro)
O empresário Fabiano Loures comemorou o aniversário do buldogue francês Obi-Wan Kenobi em grande estilo: "No cardápio tinha salgados para os donos e petiscos para os pets"
O empresário Fabiano Loures, de 29 anos, também comemorou o aniversário do buldogue francês Obi-Wan Kenobi em grande estilo. "No cardápio tinha salgados para os donos e petiscos para os pets. Foi um momento de muita descontração. Valeu a pena", diz.

A festa de aniversário de 1 ano do maltês Théo teve decoração azul e branca com bolo de três andares e plaquinhas no bufê identificando os petiscos que eram para pessoas e os que eram para os pets. Dona do animal, a advogada Vanessa da Costa Lopes, de 34 anos, teve uma boa ideia. "Em um momento tão especial, eu não poderia deixar de pensar nos animais de rua que passam por tantas necessidades. Por isso, pedi que cada convidado nos presenteasse com pacotes de ração para doarmos. Foi uma alegria dupla", garante.

Cuidado: o limite é respeitar a característica de cada espécie

 

- A humanização dos animais pode gerar problemas comportamentais, entre eles, agressividade, ciúmes e dependência excessiva do dono

- O anfitrião deve conhecer bem o comportamento do seu pet e dos convidados para evitar brigas

- Em geral, gatos não vão a festa de cães e vice-versa, a não ser que já estejam bem acostumados

- Música alta e estourar bombas, balões geram estresse e medo nos animais

- O bufê deve ser específico para cada espécie. Em geral, é composto por ossinhos, bifinhos, palitinhos e patês

- Os proprietários convidados devem ser informados sobre qual será o cardápio, já que muitos pets sofrem de distúrbios hepáticos, renais, cardíacos e alérgicos

- É indicado que todos os animais estejam vacinados, vermifugados e com proteção antipulgas e carrapatos


Fonte:
especialista consultado

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO