..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Meio ambiente »

Conservação do cerrado é essencial para futuro da água no Brasil

De acordo com o Ibama, já foram destruídos 48,4% desse que é o maior bioma sulamericano

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:28/12/2014 09:00Atualização:28/12/2014 09:08

O cerrado possui reservas de água subterrâneas que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil (Reprodução)
O cerrado possui reservas de água subterrâneas que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil
Segundo maior bioma da América do Sul, o cerrado – que é celebrado dia 11 de setembro – ocupa uma área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, ocupando cerca de 22% do território nacional. Ele pode ser encontrado nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de ter resquícios de sua vegetação no Amapá, Roraima e Amazonas. Além de ser rico em flora e fauna, esse ecossistema é uma verdadeira caixa d'água do Brasil, e sua preservação pode ser essencial para o futuro do abastecimento no país.

 

As reservas subterrâneas de água doce encontradas no cerrado abastecem as principais bacias hidrográficas do país: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. "A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o Brasil. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade e tamanho das unidades de conservação", diz a WWF, organização não governamental dedicada à conservação da natureza, em nota à imprensa.

Nas últimas décadas, de acordo com dados do Ibama e Ministério do Meio Ambiente, houve uma redução de 48,4% do cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que a da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se que num prazo de 40 a 50 anos haverá o completo desaparecimento de seus recursos florestais. Atualmente, apenas 3% desse bioma está efetivamente protegido em unidades de conservação.

As ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais. O Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal).

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO