Tudo pela beleza: cirurgia da Cinderela afina os pés e encurta os dedos
Com o intuito de "melhorar" a relação com os sapatos de bico fino - que "valorizam" a autoestima -, mulheres na Europa e nos EUA têm aderido a uma cirurgia polêmica, que chega a decepar parte dos membros inferiores para que caibam nesses modelos
Outro problema para quem pensa em realizar esse tipo de cirurgia é o sacrifício causado pela longa fase de recuperação. Isso porque os pés estão numa região do corpo que tem dificuldade na circulação do sangue, devido à gravidade. Uma cirurgia simples de correção de um joanete (espécie de calo na parte externa do dedão), por exemplo, leva cerca de quatro meses para desinchar. Neste caso, o ortopedista Daniel Baumfeld explica que é um problema hereditário, que causa dores e que não pode ser considerado estético. "Muitas mulheres adiam a cirurgia, e com isso, o joanete continua evoluindo. Quanto maior a calosidade, mais complicado fica o procedimento e a cicatrização. Uma cirurgia como essa já afina o pés em cerca de 25% e melhora bastante a parte estética", afirma o especialista.
Então, como usar belos sapatos de forma correta? Afinal, a indústria da moda é que deveria se adaptar ao bem estar da mulher, e não, o inverso. Para quem tem como "ferramenta de trabalho" o uso de sapatos de salto, o médico aconselha priorizar os confortáveis, de preferência com saltos mais baixos e sem bico fino. O modelo scarpin – mesmo os baixos – , devem ser abolidos do dia a dia, porque a frente comprime os dedos.
Já o uso de anabela ou meia pata é mais aconselhável para quem não pode escapar do salto, já que esses modelos distribuem melhor a carga de peso sustentada pelo pé. Para ocasiões especiais, como jantares e festas, o ideal é usar o sapato apenas durante o evento, e sempre levar na bolsa outro par, mais confortável, para trocar assim que deixar o local.