Sabia que o ano de 2015 terá um segundo a mais?
No dia 30 de junho, às 20h59min59s, no horário de Brasília, o relógio oficial do Brasil passará a marcar 20h59min60s, e, então, muda para 21 horas. Saiba porque isso acontece e o que pode significar para os usuários de internet
Mas o que os internautas têm a ver com isso? Como explica Antônio Moreiras, coordenador do projeto NTP.br (Network Time Protocol), que fornece o serviço de sincronização do relógio dos computadores ligados à internet no Brasil, um erro de sincronia entre seu computador e o servidor de um banco, por exemplo, pode levar a falha numa transação financeira. "Manter o tempo sincronizado é essencial para servidores, computadores e toda a infraestrutura da internet. A criptografia depende da sincronização dos relógios das máquinas. Transações bancárias são as que mais utilizam esse sistema de segurança para a troca de informações. O relógio dos computadores não se corrigem sozinhos, por isso dependem de serviços que fazem essa correção, como o NTP", lembra.
Segundo o especialista, nas últimas duas vezes em que tivemos um segundo a mais na hora oficial da Terra, em 2012 e 2008, muitos sites e servidores deram algum tipo de problema. "Conforme observamos nas últimas alterações de tempo do leap second, percebemos que a correção de possíveis falhas nos sistemas devido ao segundo a mais ainda não está tão madura. Em 2012 ocorreram muitos erros em sites que não estavam preparados para a mudança do relógio", diz.
Em 2012, sites que utilizam a linguagem java, como Mozilla, Foursquare, Yelp, Reddit, LinkedIn e Amadeus, além de servidores com o sistema operacional Linux apresentaram problema de travamento ou mesmo queda. "Os erros que aconteceram em 2012 e 2008 foram corrigidos, mas sempre fica o medo de que outro problema não percebido pode surgir. Às vezes um erro passou despercebido, e por isso, ficamos de orelha em pé aguardando para ver se alguma coisa pode acontecer", conta o coordenador do NTP.br.
Para quem ficou preocupado com o segundo a mais no dia 30 de junho, o especialista explica que muita gente nem percebe essa alteração, e dá uma dica para os internautas: "Eu evitaria fazer uma transação financeira 10 minutos antes ou depois da mudança no relógio. Mas a probabilidade de dar algum erro é ínfima. O mercado financeiro é o mais precavido. Nas últimas vezes em que tivemos o leap second, não houve problema algum nessa área".
Confira abaixo um vídeo que explica a função e a importância do NTP.br: