..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Curiosidade »

Governo dos Estados Unidos libera consulta a documentos sobre OVNIs

Milhares de páginas sobre casos de avistamento de luzes ou objetos não identificados, em cidades americanas, estão disponíveis para consulta na internet

João Paulo Martins - Redação Publicação:29/01/2015 08:40

Objeto voador não identificado é fotografado em centro da marinha dos Estados Unidos próximo à cidade de Santa Ana, na Califórnia (Reprodução)
Objeto voador não identificado é fotografado em centro da marinha dos Estados Unidos próximo à cidade de Santa Ana, na Califórnia
Em março de 1952 a força aérea dos Estados Unidos iniciou um projeto chamado Blue Book (livro azul) para analisar os relatos de objetos voadores não identificados (OVNIs) em todo o país. Com mais de 12 mil páginas, os arquivos (em inglês), que passaram a ser acessíveis ao público, mostram casos que vão de 1948 a 1969, e incluem documentos de projetos mais antigos, como o Sign e o Grudge. Além de relatos de testemunhas e ocorrências policiais, os microfilmes apresentam notícias de jornais e revistas com as aparições de objetos luminosos que intrigavam os americanos – vale lembrar que nesse período a Guerra Fria entre EUA e a extinta União Soviética estava começando e existiam muitas teorias conspiratórias sobre novas armas e aeronaves.

O projeto Blue Book foi descontinuado em 1970. De acordo com o site que está disponibilizando os arquivos, algumas respostas dadas pela força aérea americana para os casos de avistamento de OVNIs foram consideradas controversas. "Chegaram ao ponto de serem ridicularizadas. Além disso, muitas soluções foram consideradas razoáveis e, outras, entraram em conflito com as descrições contidas nos relatos", diz o site com relação aos problemas encontrados no projeto, após ele se tornar público.

Hoje, cerca de 701 casos ainda estão sem solução e muitos outros se encontram perdidos. "Isso devido à má conservação, que levou à destruição de muitas páginas, e também devido a empréstimos de documentos que não foram retornados. Algumas páginas também sumiram durante as análises dos processos", mostra o site.

 

Fotos mostram os objetos luminosos avistados pelos professores da Faculdade de Tecnologia do Texas, na cidade de Lubbock, em 1951 (Reprodução)
Fotos mostram os objetos luminosos avistados pelos professores da Faculdade de Tecnologia do Texas, na cidade de Lubbock, em 1951

 

OVNI

Um dos casos presentes no projeto Blue Book e disponível para consulta do público retrata o avistamento de objetos não identificados na cidade de Lubbock, no estado do Texas (EUA). Em 1951, no dia 25 de agosto, três professores da Faculdade de Tecnologia do Texas estavam conversando numa noite de céu claro. O relógio marcava 21h10. De repente, eles avistam luzes agrupadas numa formação triangular cortando o céu, no horizonte, de ponta a ponta.

No dia seguinte, os três professores checaram com a força aérea sobre possíveis aeronaves sobrevoando a região naquela noite. Mas os militares negaram que qualquer avião tenha voado sobre a cidade no dia 25 de agosto.

As estranhas luzes continuaram aparencendo até o mês de novembro. Centenas de pessoas também testemunharam o aparecimento dos objetos luminosos em Lubbock. O fenômeno foi registrado por um dos professores e a imagem consta nos arquivos do projeto Blue Book.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO