..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Receitas »

Como fazer catchup caseiro

Bem mais saudável do que a versão industrializada, o molho vai bem com carnes e sanduíches variados

Da redação - Redação Publicação:03/03/2015 11:25Atualização:03/03/2015 11:28
 (Divulgação)

Alguns lanches que fazem sucesso, muitas vezes, são incrementados com um molho que muitas crianças adoram: o catchup. No entanto, é preciso ficar atento ao uso do condimento porque, quando industrializado, é uma verdadeira armadilha que pode causar diversos problemas à saúde, como, por exemplo, a temida gastrite.

Por isso, a nutróloga Alice Amaral recomenda que o molho seja feito em casa: "A vantagem do catchup caseiro é que ele vai ter menos conservantes e menos produtos químicos".

Confira abaixo como preparar essa delícia:

Ingredientes:

2 quilos de tomate bem maduros

  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara
  • 1/2 xícara de vinagre de vinho branco

Modo de preparo:

Tire as sementes do tomate e pique em cubinos. Em meia xícara de água, leve os tomates ao fogo até cozinhar. Depois de cozido, pegue a pasta e bata no liquidificador. Em outro recipiente, misture o açúcar com o vinagre e coloque no fogo. Quando o açúcar desmanchar, misture o tomate batido e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos. Coloque sal a gosto (de preferência sal marinho ou sal rosa). Depois de esfriar, coloque em um pote de vidro e leve à geladeira. O catchup caseiro dura uma semana no refrigerador.

Outra opção, segundo a especialista em saúde, é acrescentar à receita pimenta, gengibre ou outros ingredientes que agradem ao paladar de quem for consumir o molho.

(Com Portal EBC e Rádio Nacional)

 

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO