..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Quadrinhos »

Conheça o ilustrador que dá vida a Armandinho, que é sucesso no Facebook

Artista catarinense Alexandre Beck fala sobre como surgiu o personagem que figura nas histórias que conquistam milhares de fãs na internet

Marcelo Fraga - Publicação:09/03/2015 13:47Atualização:09/03/2015 14:38

As tirinhas de Alexandre costumam ter cunho social e colocam em pauta assuntos considerados tabus pela sociedade (Facebook/Armandinho/Reprodução)
As tirinhas de Alexandre costumam ter cunho social e colocam em pauta assuntos considerados tabus pela sociedade
Um garotinho inteligente, sempre bem-humorado e que enxerga o mundo por uma ótica bem diferente. Assim é o Armandinho, personagem que protagoniza as tirinhas brasileiras mais famosas do Facebook. Com mais de 600 mil fãs na rede social, as cenas do pequenino e de seu inseparável amigo sapo encantam os internautas, que lotam as postagens com comentários de corações e smiles, além de muitos elogios.

Quem dá vida ao simpático Armandinho é o ilustrador catarinense Alexandre Beck, de 43 anos, que criou o personagem em 2009 para ilustrar uma reportagem em um jornal de Santa Catarina. Não por coincidência, o texto envolvia a relação entre pais e filhos, tema recorrente nas tirinhas que publica no Facebook. "Não tinha tempo para desenhar meus personagens. A solução foi buscar um desenho que eu já tinha pronto de um outro trabalho, e desenhei rapidamente só as pernas, para representar os pais", comenta o ilustrador sobre o surgimento do personagem.


A inspiração de Alexandre Beck para criar as histórias do Armandinho, como ele mesmo diz, é o próprio mundo; bem como os costumes e os hábitos das pessoas. O catarinense atribui o sucesso do personagem a uma possível idenficação do público com os filhos, alunos ou até mesmo a própria infância. O ilustrador também considera o Facebook um meio importante para a divulgação do seu trabalho. "Antes, o Armandinho só era conhecido em Santa Catarina. Ele se tornou conhecido nacionalmente por meio da internet", comenta.

 

O ilustrador Alexandre Beck diz que a maior inspiração de seu trabalho são as obras do cartunista mineiro Henfil (Acervo Pessoal)
O ilustrador Alexandre Beck diz que a maior inspiração de seu trabalho são as obras do cartunista mineiro Henfil
O dom e a motivação para as ilustrações de Alexandre Beck vêm de berço, já que desenhava desde criança e seu avô é considerado um dos grandes nomes da pintura catarinense. O pai de Armandinho se declara fã do cartunista mineiro Henfil – ícone do cartun brasileiro e falecido em 1988. "Desenhar pra mim é natural. Sou apaixonado pela arte e o trabalho do Henfil é uma motivação, principalmente pelas ideias que ele passava em suas ilustrações", conta o artista.

O sucesso das tirinhas do Armandinho ultrapassou a barreira da internet e foi parar nas páginas de quatro livros: Armandinho Zero, Um, Dois e Três. Todos lançados por seu "pai" e criador.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017