..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tecnologia »

WhatsApp começa a testar serviço de chamadas e abre espaço para novo golpe

Mensagem de anúncio da nova função do aplicativo de mensagens via celular é usada por criminosos virtuais para roubar dados dos usuários

Marcelo Fraga - Publicação:12/03/2015 13:27Atualização:12/03/2015 14:24
A tela utilizada pelos golpistas parece com o convite oficial do WhatsApp para os usu-ários testarem a nova funcionalidade do aplicativo
A tela utilizada pelos golpistas parece com
o convite oficial do WhatsApp para os usu-
ários testarem a nova funcionalidade do
aplicativo
Desde que o WhatsApp anunciou, há cerca de um mês, um recurso que permite fazer ligações telefônicas por meio do aplicativo, os mais de 700 milhões de usuários que utilizam o software ficaram ansiosos pela novidade, que está sendo liberada de forma gradual, por meio de convites. Porém, a ansiedade está abrindo espaço para que criminosos virtuais apliquem um golpe: eles prometem disponibilizar a nova função para a vítima, que tem seus dados roubados e o celular infectado.

De acordo com informações publicadas pela empresa de segurança digital Panda Security, a fraude é aplicada por meio de uma mensagem enviada para diversos usuários através do WhatsApp. O texto contém um link para o site "whatsappcalling[ponto]com", além de um pedido para convidar dez amigos e responder uma pesquisa online. Ainda de acordo com a Panda Security, o golpe se dá pela falsa promessa de liberação do recurso de ligações no aplicativo. Os criminosos roubam informações dos usuários e ainda espalham propagandas, tanto no celular invadido quanto no aparelho dos contatos da agenda.

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) recomenda, em sua cartilha de segurança virtual, que os usuários desconfiem de mensagens que pedem para clicar em links. Além disso, as pessoas não devem considerar a mensagem confiável somente porque o remetente é conhecido, pois a conta oficial pode ter sido invadida. O Cert.br também recomenda que os usuários acessem a página oficial da empresa relacionada à mensagem e procurem por informações sobre o conteúdo do texto recebido.

O WhatsApp ainda não informou quando o novo recurso de chamadas estará disponível para todos os usuários. Alguns sites especializados em tecnologia afirmam que, por enquanto, a única forma de obter a nova função é receber uma ligação, via WhatsApp, de algum amigo que já possua a versão que permite as chamadas de voz.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017