..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

SAÚDE »

Afinal, parar de fumar engorda?

Especialista esclarece esse 'medo' comum de quem tem o hábito de fumar, e mostra se é verdade que ao largar o vício, a pessoa irá ganhar peso

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:27/08/2015 15:58Atualização:27/08/2015 16:17

Como mostra o médico, a ansiedade provocada pela falta da nicotina pode levar o ex-fumante a comer mais, o que gera aumento do peso (Pixabay)
Como mostra o médico, a ansiedade provocada pela falta da nicotina pode levar o ex-fumante a comer mais, o que gera aumento do peso
O dia 29 de agosto é conhecido por ser o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo um relatório deste ano da agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco aproximadamente a cada seis segundos, o equivalente a cerca de 6 milhões de óbitos por ano. A estimativa é que esse número aumente para mais de 8 milhões de morter ao ano até 2030. Uma das preocupações que "amedrontam" o fumante que quer abandonar o vício é a possibilidade de se ganhar peso após cessar o tabagismo. Mas, será que isso é verdade?

 

Segundo o médico Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e endosocopia digestiva, o paciente, às vezes, devido à ausência da nicotina, fica ansioso e passa a comer mais. Com isso, pode ocorrer, claro, o ganho de peso. "Fumantes costumam falecer mais cedo e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro, ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Fumar não implica em emagrecer, mas, muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso", diz o especialista.

O médico conta que existem estudos que levantam a possibilidade de se desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a pararem de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade, além de outros distúrbios. "Pesquisadores descobriram que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais e que aumentam sua atividade, ou seja, a substância presente no cigarro ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente", esclarece o gastroenterologista.

Malefícios x benefícios

O especialista ressalta que os malefícios do cigarro para o corpo são muitos, com o aparecimento de diversas doenças, desde um infarto a câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago e outros. Para que o ex-fumante não tenha medo de começar a ganhar a peso depois que abandonar o cigarro, ele recomenda um acompanhamento nutricional e até mesmo psicológico, caso seja necessário.

Mas, por outro lado, os benefícios que o organismo ganha quando uma pessoa para de fumar são inúmeros. "Após um ano sem fumar, o risco de uma doença cardíaca cai pela metade. Após cinco anos, diminuem as chances de uma úlcera ou câncer de pulmão em 50%, e o risco de ter um derrame é igual ao de uma pessoa não fumante. E após 15 anos sem fumar, a possibilidade de sofrer um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou, e outras doenças também chegam a esse patamar", garante Bruno Sander.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO