Monumento neolítico de 4,5 mil anos é descoberto próximo a Stonehenge
O achado mostra que a estrutura é anterior ao famoso sítio arqueológico britânico e pode reescrever a forma como entendemos esses monumentos de pedra
O novo arranjo de pedras possui cerca de 4,5 mil anos e foi descoberto graças ao projeto Stonehenge Hidden Landscapes (Paisagens Escondidas de Stonehenge, em tradução livre), que faz parte do Instituto Ludwig Boltzmann, formado por cientistas de várias nacionalidades.
O monumento neolítico é formado por 30 pedras intactas e 60 supostos fragmentos de pedras, enterradas a quase um metro sob a muralha Durrington, que faz parte do complexo de Stonehenge, em Salisbury, no Reino Unido. Acredita-se que esse novo monumento tenha sido feito para receber rituais religiosos. As pedras, que chegam a mais de quatro metros de altura, parecem ter sido dispostas em formato de "C" no entorno da "arena" formada por vales e nascentes que levam ao rio Avon. Veja a imagem abaixo:
Os cientistas acreditam que o novo monumento neolítico, que é anterior a Stonehenge, indica que esse tipo de construção já era comum nessa região, antes do que se imaginava. "A extraordinária escala, os detalhes e a inovação produzidas pela recente descoberta do projeto Stonehenge Hidden Landscapes, na muralha Durrington, já está mudando a forma como entendemos Stonehenge e o mundo que o cerca", diz Paul Garwood, arqueólogo chefe do projeto, na nota enviada à imprensa. "Tudo que fora escrito sobre a área de Stonehenge e os monumentos pré-históricos terão de ser reescritos", completa o cientista.
Vídeo simula como deveria ser a nova estrutura neolítica descoberta no Reino Unido:
(com Huffington Post)