..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Encontro Gastrô 2015 »

Noite de sabores

Festa de lançamento da Encontro Gastrô 2015 premia melhores estabelecimentos comerciais da cidade

Jéssica Germano - Redação Publicação:16/09/2015 15:01Atualização:16/09/2015 17:05

Capa da terceira edição da revista Encontro Gastrô, com o prato de Lui Veronese
Capa da terceira edição da revista Encontro
Gastrô, com o prato de Lui Veronese
Foram reveladas na noite de terça-feira(15), durante cerimônia no Unique Palace, as principais casas da gastronomia brasiliense em destaque no último ano. Os nomes fazem parte da edição especial da revista Encontro Brasília que, anualmente, lança um guia especializado da boa mesa, acompanhado de reportagens temáticas. Os vencedores anunciados na noite correspondiam a 37 categorias, que vão do melhor bar ao melhor chef da cidade, e foram escolhidos por 50 jurados convidados, juntamente com o voto popular pela internet.
Chef Marcelo Petrarca, responsável pelo suces-so do Restaurante Revelação de 2015, o Bloco C (Raimundo Sampaio/Encontro/D.A Press)
Chef Marcelo Petrarca, responsável pelo suces-
so do Restaurante Revelação de 2015, o Bloco C

Com decoração personalizada por Ricardo Azevedo, bufê do local do evento e mesa de doces do Sweet Cake, a premiação recebeu cerca de 1.200 convidados, entre chefs de cozinha, empresários do ramo, personalidades políticas e figuras de destaque da sociedade. Ao abrir a noite, o editor-chefe da revista, André Lamounier, destacou o espaço que a Encontro Gastrô vem ganhando a cada edição na cidade. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, em 2015 a votação na internet teve recorde de acessos, com mais de 380 mil votos – 300 mil a mais do que quando estreou na capital em 2013. O modelo segue o formato da publicação de Belo Horizonte, cidade onde a revista nasceu e que possui o especial de gastronomia desde 2002.

Grande vencedor da noite, Dudu Camargo arrebatou, com os dois restaurantes que levam seu nome, os prêmios de melhor lugar Pra Paquerar, Barman, Cozinha Contemporânea e melhor Chef. Representante do Oliver, coroado pelas categorias de Sommelier e Melhor Restaurante da Cidade, o empresário Rodrigo Freire comentou sobre a relevância de reconhecer empreendimentos comerciais em tempos de crise. “É muito importante para o destino da cidade porque faz com que as casas queiram durante o ano inteiro atender melhor, ter mais qualidade”, observa ele, que este ano comemora uma década de funcionamento. “A gente está feliz. Não é fácil uma casa chegar aos 10 anos. É muito bom saber que este ano nós corrigimos vários problemas e estamos tendo esse reconhecimento dos clientes”, comemora.

Grande vencedor da noite, Dudu Camargo (centro), faturou as categorias Pra Paquerar, melhor Barman, Cozinha Contemporânea e melhor Chef (Raimundo Sampaio/Encontro/D.A Press)
Grande vencedor da noite, Dudu Camargo (centro), faturou as categorias Pra Paquerar, melhor Barman, Cozinha Contemporânea e melhor Chef

Na parte de revelação, os destaques foram para o Bloco C, restaurante inaugurado no início do ano, e para o chef Lui Veronese, a frente do Cru – Balcão Criativo, no Clube de Golf. Para Marcelo Petrarca, responsável pelo estabelecimento com inspiração em Brasília, o título de Restaurante Revelação vem com sabor especial. “É muito bacana a gente ser lembrando com apenas seis meses de casa”, observa. A coroação, segundo ele, reflete o mérito de todo o quadro de funcionários. “É um estimulo muito grande pra equipe. Durante a votação, eu usei muito essa questão com eles”, conta. “Os louros são muito deles também”, destaca o chef, animado ao lado dos irmãos e sócios.

Carré de cordeiro, acompanhado de risoto de quinoa, batata doce e molho rôti com toque de alecrim, do Oliver, eleito Melhor Restaurante.  (Vinicius Santa Rosa/Encontro/D.A Press)
Carré de cordeiro, acompanhado de risoto de
quinoa, batata doce e molho rôti com toque
de alecrim, do Oliver, eleito Melhor Restaurante.

A publicação, que este ano chega à sua terceira edição, tem o objetivo de funcionar como edição de colecionador. Para isso, apresenta um roteiro com mais 850 estabelecimentos para se comer e beber bem, além de um especial sobre vinhos nacionais e outro de cervejas. A revista, com perfil de todos os vencedores, está em circulação a partir de hoje nas principais bancas da cidade.

Confira a lista completa dos vencedores:

BAR/BOTECO: Beiture

PRA DANÇAR: Outro Calaf

PRA PAQUERAR: Dudu Bar Lago

NOVIDADE DO ANO/DIVERSÃO: Choperia Pinguim

BUFÊ DE FESTA: Sweet Cake

CAFETERIA: Ernesto Cafés Especiais

CHOCOLATERIA: Kopenhagen

CONFEITARIA E SALGADOS: Casa de Biscoitos Mineiros

CREPERIA: Crepe au Chocolat

PADARIA: La Boutique Padaria Francesa

SANDUICHERIA: Brazilian American Burguers

SORVETERIA: Saborella

NOVIDADE DO ANO/LANCHES E GULOSEIMAS: Belini Coffee Experience

BUFÊ SELF-SERVICE: Don’ Durica

CHURRASCARIA: Fogo de Chão

COZINHA LIGHT/SAUDÁVEL: duoO

FEIJOADA: Bar Brasília

PIZZARIA: Baco

RESTAURANTE DE HOTEL: Oscar

ÁRABE: Marzuk

COZINHA BRASILEIRA: Galeteria Gaúcha

COZINHA DE MUNDO: Taypá

PORTUGUÊS: Dom Francisco

JAPONÊS
: Nippon

BISTRÔ: Le Vin

CARNE/PARRILLA: Toro

CONTEMPORÂNEO: Dudu Bar

FRANCÊS: Le Jardin du Golf

ITALIANO: Limoncello

PEIXES/FRUTOS DO MAR: Coco Bambu

MELHOR RESTAURANTE DA CIDADE: Oliver

RESTAURANTE REVELAÇÃO: Bloco C

CARTA DE VINHOS: Dom Francisco

BARMAN: Del Silva (Dudu Camargo)

SOMMELIER: Tiago Pereira (Oliver)

CHEF REVELAÇÃO: Lui Veronese (Cru – Balcão Criativo)

CHEF: Dudu Camargo

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017