A tâmara é muito consumida no Brasil durante o Natal, mas, como mostra a nutricionista, por ser rica em potássio, deve ser consumida o ano todo
Muito nutritiva e saborosa, a tâmara é o alimento básico no mundo árabe, onde é consumida de diversas formas. Por aqui, ela faz sucesso durante as festas de fim de ano, mas, a fruta, de cor avermelhada e sabor agridoce, pode ser apreciada durante o ano todo e faz muito bem à saúde. Os hipertensos e atletas devem priorizá-la no cardápio.
"Ela é uma excelente fonte de potássio, mineral que ajuda a regular os níveis de sódio no organismo, principal responsável pelos problemas de pressão alta. A fruta ainda é uma poderosa aliada dos atletas, pois contém grande quantidade de açúcar, sendo extremamente energética e estimulando o ganho de peso e o apetite", explica a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti.
Quando fresca, é bem crocante e úmida. Já na versão seca, fica ainda mais doce, brilha como se estivesse caramelada e ainda concentra melhor os nutrientes. A nutricionista indica o consumo de três tâmaras secas por dia como uma opção de lanche leve e saudável.
Confira abaixo uma receita prática e nutritiva que leva a fruta:Pudim de manga com chia e tâmaraIngredientes:- ¼ xícara (chá) de sementes de chia
- 1 e ½ xícara (chá) de manga cortada em cubos
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 2 tâmaras grandes
Modo de preparo:Coloque a manga cortada em cubos dentro do processador ou liquidificador e bata até formar um purê cremoso. Divida o purê em duas taças, preenchendo até a metade. Reserve na geladeira. Retire o caroço das tâmaras e pique-as grosseiramente. Coloque no processador com o leite de coco e bata até ficar homogêneo. Adicione a essa mistura as sementes de chia e mexa para misturar os ingredientes. Deixe espessar durante 15 minutos e transfira para as taças com o purê de manga. Decore com mais pedaços de manga e leve para a geladeira por mais seis horas.