..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Curiosidade »

A glândula pineal está mesmo ligada à espiritualidade?

Muitas religiões na Ásia consideram esse órgão o responsável pela chamada 'terceira visão'. Entenda!

Da redação - Redação Publicação:16/11/2015 15:45
Situada no meio do cérebro, entre os dois hemisférios, a glândula pineal ajuda o corpo na regulação do sono, mas também é chamada de 'terceiro olho' por muitas religiões  (Evolutionezine.net/Reprodução)
Situada no meio do cérebro, entre os dois hemisférios, a glândula pineal ajuda o corpo na regulação do sono, mas também é chamada de 'terceiro olho' por muitas religiões
Você já ouviu falar da glândula pineal? Também chamada de "terceira visão", ela tem o formato de uma pinha e fica situada próxima ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Uma de suas principais funções é participar de atividades que regulam o sono. Teorias espiritualistas dão uma importância ainda maior para esse órgão. O filósofo René Descartes defendia a tese de que essa pequena parte do corpo seria a morada da alma. Algumas religiões orientais acreditam que ela é nossa "conexão" com outra dimensão, e responsável por "abrir" o campo de visão do ser humano para o mundo espiritual.

Do ponto de vista da Medicina, a importância da glândula pineal está restrita a algumas atividades do nosso organismo, como explica o médico Paulo Augusto Miranda, diretor da regional mineira da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "A principal função dessa glândula é ajudar no ritmo circadiano [período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos] e na produção de melatonina [hormônio produzido durante a noite para ajudar a desenvolver o sono]", explica o especialista.

Já para Sri Krishna Murti Das, presidente de um templo Hare Krishna em Belo Horizonte, a função da glândula pineal vai muito além de simplesmente regular o sono. Segundo ele, o órgão é designado como o chacra coronário, o principal centro energético do corpo físico. "Chacras são pontos de energia que circulam pelo nosso corpo. Temos sete pontos principais e a glândula pineal consiste no mais importante", destaca o líder religioso.

Conforme Sri Krishna, a "terceira visão" é subutilizada devido às intoxicações a que o homem se submete, como a má alimentação e a falta de saúde espiritual. Ele mostra como se pode usufruir da glândula pineal: "Existem alguns processos de yoga que tentam elevar a energia até o chacra coronário, que seria a glândula pineal. A alimentação e a regulação das atividades também são necessárias para desobstruir o chacra. A partir daí, você consegue alcançar sua iluminação espiritual".

Alguns estudos afirmam que a glândula pineal é subutilizada pela sociedade devido ao excessivo consumo de flúor. Porém, o endocrinologista Paulo Augusto Miranda desconhece a veracidade da informação.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO