O aniversário de 26 anos do Riacho Fundo I, em 13 de março, começa a ser comemorado nesta quinta-feira (10), com uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento ocorrerá às 14 horas, no auditório da administração regional, na Área Central 3, seguido de palestra jurídica com temas sobre direitos do cidadão e das mulheres.
Promovidas pela administração regional, em parceria com comerciantes locais, as festividades seguem durante todo o mês de março. No sábado (12), das 9 às 19 horas, será a vez do 11º Evento Feminino Cultural de Capoeira, com o grupo Grito de Liberdade, no Ginásio de Esportes, na QN 7. No mesmo dia, das 9 às 18 horas, também haverá feira de artesanato, na Praça Central.
No domingo (13), a partir das 9 horas, além da feira de artesanato, a praça abriga uma rua do lazer com diversões e brinquedos para as crianças. No mesmo local, às 10 horas, será cortado o bolo de aniversário. Na terça-feira (15), o Ginásio de Esportes sedia um torneio de futebol feminino, das 19 às 20 horas, e a 2ª Copa Nova Geração de Futsal, das 20 às 22 horas.
A tarde do dia 17 será dedicada aos idosos, a partir das 15 horas, no salão comunitário, na Área Central 3. Na sexta-feira, 18 de março, ocorrerá sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal no auditório da administração regional.
A população urbana do Riacho Fundo I está estimada em 40.098 habitantes
No dia 19, das 9 às 18 horas, a praça dá lugar a palestras de orientação e atendimento jurídico gratuito com alunos de curso de direito de uma faculdade particular. Das 9 às 12 horas, a comunidade poderá fazer aulão de zumba. No dia 30, o local servirá de palco para apresentação do ABC do Batuque — projeto que mistura letras do alfabeto com batucadas. Às 10 horas, estudantes do Riacho Fundo I participarão de um desfile cívico. Depois, será cortado um bolo de 26 metros.
Além dessas atividades, estão previstos culto ecumênico, missa da Paróquia São Miguel Arcanjo no Ginásio de Esportes, trilha de bicicleta, apresentação de batuque e oficinas de reciclagem, entre outras.
Origem
Em 1990, devido a um programa de assentamento habitacional do governo do Distrito Federal para erradicar invasões, a granja Riacho Fundo foi loteada. Para lá foram transferidas as famílias cadastradas, moradores de lotes irregulares de várias localidades. Em 1993, com a publicação da Lei nº 620 e do Decreto nº 15.514, em 1994, desmembrou-se a área que antes pertencia ao Núcleo Bandeirante e ela se transformou em região administrativa.
De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2015, da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a população urbana estimada é de 40.098 habitantes. Partindo da Rodoviária do Plano Piloto até a administração regional, na Área Central 3, são aproximadamente 24 quilômetros. Para chegar ao Riacho Fundo I com transporte público pode-se pegar as linhas de ônibus 0.172, 172.7, 178.1. Para ver horários e itinerários, acesse o sistema de busca do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).