..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

GASTRÔ | Receitas »

Delícias para a quaresma

O chocolate, ingrediente predileto dos doceiros, costuma ser "proibido" para alguns nesta época do ano, em que muitos aproveitam para resistir a tentações culinárias. Mas dá, sim, para substituir por outras sobremesas que também dão água na boca

Aline Gonçalves - Publicação:10/03/2016 10:17Atualização:10/03/2016 12:44
Ao leite, amargo, branco, líquido ou em barra: o chocolate é uma tentação para os que gostam de doce. Não por acaso, vira e mexe, aparece associado às mais apetitosas sobremesas. A origem do ingrediente, por sua vez, aproxima-o do sagrado, já que, diz a história, ele começou a ser produzido para ser ofertado a deuses maias. Hoje, o chocolate é tão apreciado que costuma ser o alimento escolhido para privação pelos católicos que fazem promessas e preparações durante a quaresma.

Mas, mesmo os mais fiéis, não precisam ficar sem doces durante esse período. O que não falta são receitas diferentes – com ingredientes como doce de leite, mel, amêndoas e geleias – prontas para saciar os paladares mais diversos. Da cozinha do restaurante Quinto do Ouro, por exemplo, é possível finalizar a refeição com uma sugestão de inspiração indiana, que leva especiarias e pera. Na Alessa Gelato & Caffè, o sorvete, claro, é a estrela para o recheio de um macaron diferente, à base de coco.

A torta de maçã, um clássico pâtisserie, faz sucesso no Santafé, assim como outro doce tradicional, o creme brûlée, reinventado no Ephigênia Bistrô ao ser preparado com milho e doce de leite argentino. Já no Verdinho Restaurante, a dica é experimentar um cheesecake desconstruído, servido em taça com geleias. Com tantas opções disponíveis, até quem não faz jejum e continua comendo chocolate no período vai querer variar de sobremesa.
 
 (Cláudio Cunha)
 (Cláudio Cunha)
 
 (Pedro Nicoli)
 
 (Cláudio Cunha)
 
 (Rogério Sol)
 
 (Denis Medeiros)
 
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO