..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

1ª Festa da Goiaba movimenta o fim de semana em Brazlândia

Região produz 4,2 mil toneladas por ano. Evento terá 20 estandes onde a fruta é a atração, além de shows e oficinas

Agência Brasília - Redação Publicação:10/03/2016 13:08
De sexta a domingo, ocorre a 1ª Festa da Goiaba na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia. O objetivo é divulgar a cultura, estimular o consumo, atrair novos negócios, promover a integração entre os produtores e disseminar informações técnicas sobre o manejo agrícola.

Na região há 140 hectares de plantio da fruta com média de 30 toneladas de goiaba por hectare, ou 1,5 mil caixas de 20 quilos, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF). Por ano são produzidas 4,2 mil toneladas.

"A cultura da goiaba tem grande importância para a região, pois temos uma área considerável de plantio", destaca o extensionista da empresa pública Hélio Roberto Lopes. Segundo ele, foi adotado o mesmo critério da Festa do Morango — evento tradicional da região promovido na época da colheita, em agosto e em setembro, e um dos destaques do agronegócio do Centro-Oeste. "Usamos a mesma justificativa de tornar Brazlândia um polo de produção, divulgar nacionalmente e estimular o consumo na safra, além de atrair novos mercados e a população em geral", acrescenta Lopes.
 
Na região há 140 hectares de plantio da fruta com média de 30 toneladas de goiaba por hectare (Tony Winston/Agência Brasília)
Na região há 140 hectares de plantio da fruta com média de 30 toneladas de goiaba por hectare
 
O casal Valderlei Silva, de 53 anos, e Júlia Silva, de 50 anos, é um dos 40 produtores de goiaba de Brazlândia. Na propriedade de 5 hectares, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, colhe-se cem toneladas em fevereiro e em março.

Comércio
A fruta é comercializada para programas do governo distrital, como o de Aquisição de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e também para as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). "Quero ver essa festa animada e com todo mundo participando. Não é questão de vender, ter lucro, a gente quer divulgar o nosso trabalho", disse Silva.

A Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão encarrega-se da organização do evento, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Emater e a Ceasa.

Gastronomia

Nos três dias de festa, haverá 20 estandes, festival de gastronomia, oficina técnica, minicurso de culinária e apresentações musicais.

Na sexta-feira (11), a abertura será às 19 horas, com bolo e exposição de flores das Cooperativas Multiflor e Central Flor. No sábado (12) e no domingo (13), as atividades começarão às 10 horas e serão encerradas com shows a partir das 20 horas.

Na propriedade de 5 hectares, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, colhe-se cem toneladas em fevereiro e em março (Tony Winston/Agência Brasília)
Na propriedade de 5 hectares, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, colhe-se cem toneladas em fevereiro e em março

1ª Festa da Goiaba de Brazlândia
Sexta (11), sábado (12) e domingo (13)
Na sexta, a partir das 19 horas; no sábado e no domingo, às 10 horas

Na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão
BR-080, Km 13, Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6

Mais informações: (61) 3391-1553 e (61)3540-1280
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 55 | Julho de 2017