O bebê não precisa de chupeta, ele tem a necessidade de sugar, que é resolvido no momento da amamentação. Segundo o portal Criando Crianças, pode ocorrer do peito estar muito cheio fazendo com que não não se esforce para sugar, matando a fome e não a necessidade de sucção, isso pode levar a criança a chorar ao final da mamada. Neste caso, esvazie um pouco o seio antes de oferecer ao bebê, ele precisará se esforçar e ficará calmo e alimentado.
O Criando Crianças lembra que se você não aguenta a "choradeira" e foi logo oferece a chupeta para o bebê, saiba que está errado. Esse acessório pode acarretar problemas sérios para o resto da vida da criança.
A chupeta só deve ser usada com indicação e acompanhamento de um profissional habilitado para o treino da motricidade oral, nos casos de bebês nascidos com menos de 37 semanas e que apresentem dificuldade para sugar.
Segundo o portal Criando Crianças, na hora da amamentação, a criança já satisfaz a necessidade de sucção, sendo dispensada a chupeta, que causa danos futuros ao bebê
Confira os problemas causados pelo uso de chupeta:
Provoca o desmame precoce
Causa dificuldade para mastigar
Causa dificuldade para engolir
Provoca flacidez nos músculos da língua, bochecha e lábios
É um ótimo local para desenvolver fungos e bactérias
Prejudica o desenvolvimento da fala
Causa o mal posicionamento dos dentes
Causa alterações no palato (céu da boca)
Favorece a respiração oral (pela boca)
Causa dependência física
Fonte: Criando Crianças
(com Criando Crianças e Portal EBC)