..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Você sabia que a bandeira do carpete do Senado é desenhada à mão, semanalmente?

Há 18 anos, um funcionário da área de limpeza faz o desenho que é visto no plenário da casa

Marcelo Fraga - Publicação:12/05/2016 14:55Atualização:12/05/2016 15:02
Pouca gente sabe, mas a bandeira que aparece no carpete azul do Senado é desenhada à mão, por um funcionário, todas as semanas  (Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
Pouca gente sabe, mas a bandeira que aparece no carpete azul do Senado é desenhada à mão, por um funcionário, todas as semanas
Com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em curso, todos os olhares estão voltados para o plenário do Senado Federal como nunca antes na história. Assim, além dos discursos dos parlamentares, fica em evidência o famoso carpete azul que decora o palanque onde está situada a mesa do presidente da casa e a tribuna dos oradores.

Centralizada sobre o carpete, você deve já ter notado que há uma figura da Bandeira Nacional. À primeira vista, a impressão é de que o desenho faz parte do tecido, mas, na verdade, ela é desenhada semanalmente sobre o tecido.

De acordo com o site do Senado, quem faz o trabalho é o auxiliar de serviços gerais Clodoaldo Silva. Há 18 anos o funcionário, espontaneamente, faz os traços, em alto-relevo, utilizando uma escova. Segundo o servidor, o processo leva cerca de 20 minutos para ser concluído.

Além da Bandeira Nacional, o servidor Clodoaldo Silva também faz outros desenhos no carpete do Senado, como a Catedral de Brasília, obra de Oscar Niemeyer (Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação)
Além da Bandeira Nacional, o servidor Clodoaldo Silva também faz outros desenhos no carpete do Senado, como a Catedral de Brasília, obra de Oscar Niemeyer

Em maio de 1998, Clodoaldo Silva fez, pela primeira vez, o desenho no carpete azul do Senado utilizando um aspirador de pó e gastando dois dias até a conclusão. Curiosamente, o funcionário decidiu desenhar a bandeira por vontade própria e, como os parlamentares da época gostaram da iniciativa, ele continuou refazendo o trabalho semanalmente.

Além do local onde é desenhada a Bandeira Nacional, existem mais dois espaços laterais onde Clodoaldo Silva traça figuras que representam a capital federal, como a Catedral de Brasília e o icônico prédio do Congresso – obras símbolo da arquitetura de Oscar Niemeyer em Brasília.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017