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Fim de um mito: não é preciso comer mais no inverno

Especialistas mostram que isso é uma questão psicológica e dão dicas de alimentos saudáveis para a época mais fria do ano

João Paulo Martins - Redação Publicação:21/06/2016 11:23
O maior consumo de alimentos durante o inverno, que é feito pela maioria das pessoas, tem a ver com uma questão cultural e não com uma "necessidade" do corpo, segundo uma especialista argentina. Ela explica que o que determina a procura por calorias é a atividade física e não a temperatura do ambiente.

"A ideia de que, por estamos no inverno, você tem que comer mais, é uma questão cultural. A necessidade de consumir mais calorias tem a ver com o nível de atividade que temos e não com a temperatura externa. Portanto, durante o inverno, as pessoas deveriam variar a alimentação e não aumentar o consumo de calorias", explica Mercedes Cetti, nutricionista do Hospital das Clínicas de Buenos Aires, em entrevista à agência de notícias argentina Télam.

Nesse contexto, a pesquisadora acrescenta: "O problema é que, no inverno, as pessoas se voltam para alimentos mais calóricos, tais como batatas, massas e chocolate, e reduzem a prática de atividade física. Esta combinação faz com que a maioria das pessoas ganhe peso durante o período de baixas temperaturas".

Para a especialista, é preciso saber escolher os alimentos e substituir os industrializados por produtos naturais. Se está com vontade de comer sopa, por exemplo, é melhor cozinhar os legumes do que usar um pacote de sopa instantânea, que é rica em sódio (sal). "Frutas e legumes são sempre fundamentais na comida. Quanto mais cores consumimos, maiores os benefícios para nosso organismo", diz Mercedes.
Como mostram as especialistas, além de manter um consumo saudável de alimentos no inverno, é bom dar preferência aos vegetais da época, como cenoura, abobrinha e espinafre (Pixabay)
Como mostram as especialistas, além de manter um consumo saudável de alimentos no inverno, é bom dar preferência aos vegetais da época, como cenoura, abobrinha e espinafre

Quem concorda com a necessidade de se manter um hábito saudável no inverno é Teresa Coccaro, chefe do departamento de Nutrição do Instituto de Neurociências Buenos Aires. "Durante o inverno, é recomendado o consumo de duas frutas por dia: uma deve ser cítrica, que é rica em antioxidantes e ajuda o sistema imunológico; a outra, não têm, necessariamente, de ser fresca, podendo ser consumida em forma de compota ou seca", esclarece a especialista.

Já em relação aos legumes, Coccaro afirma que "devemos dar preferência aos da época, que podem ser cozidos e usados em saladas". "A ideia é cozinhar o mínimo possível os alimentos, para evitar a perda das propriedades benéficas. Se for o caso, use vapor. Você também pode comer os legumes em forma de mousse, purê ou suflê, como acompanhamento para frango, peixe ou carne vermelha".

Vale dizer que entre os legumes e as verduras mais encontrados no inverno estão a abóbora, a beterraba, a abobrinha, a berinjela, a acelga, o espinafre, o brócolis, a couve-flor e a cenoura.

Outra recomendação feita pelos especialistas é o consumo de frutas secas. "Apesar de serem calóricas, elas ajudam na ingestão de gordura boa e na sensação de saciedade. as frutas secas podem servir de lanche no meio da manhã ou na parte da tarde", afirma Mercedes Cetti.

(com Agência Télam)
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EDIÇÃO 55 | Julho de 2017