..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Nem todos sabem, mas o estrabismo pode ser corrigido em adultos

Cirurgia, como a do youtuber PC Siqueira, pode resolver o problema nos olhos

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:29/07/2016 11:08
Recentemente, o vlogger PC Siqueira, que também já foi apresentador da MTV Brasil, anunciou em seu canal no YouTube que realizou uma cirurgia para corrigir o estrabismo, depois de quase 30 anos de convivência com essa condição - aliás, o olhar "vesgo" sempre foi a grande marca deste youtuber. Muitas pessoas estranharam que seja possível tratar o estrabismo quando se é adulto.

O problema que marcou a vida de PC Siqueira está ligado a uma condição de desalinhamento dos eixos visuais. De acordo com a oftalmologista Marcela Barreira, especialista em estrabismo infantil, é importante entender que esta condição pode se apresentar de várias maneiras. "A clássica, ou seja, a que a maioria das pessoas conhece, é quando os olhos se desviam para dentro, como era o caso do PC Siqueira. Este tipo de estrabismo é chamado de convergente [endotropia]", explica a especialista.

Outro tipo de estrabismo comum, mas menos perceptível, é quando o olho desvia-se para fora, chamado de estrabismo divergente (exotropia). "Também pode ocorrer outra situação, quando os olhos podem se desviar para cima ou para baixo, chamado de estrabismo vertical. Estes são os principais, porém, temos outros tipos de estrabismo. O que vemos na prática clínica é que os desvios são mistos, isso quer dizer que muitas vezes os eixos visuais estão desalinhados em mais de uma direção", afirma Marcela Barreira.
Em 2016, o vlogger PC Siqueira surpreendeu seus milhões de seguidores no YouTube ao aparecer num vídeo sem estrabismo, momento em que revelou ter feito um procedimento cirúrgico (Canal maspoxavida/YouTube/Reprodução)
Em 2016, o vlogger PC Siqueira surpreendeu seus milhões de seguidores no YouTube ao aparecer num vídeo sem estrabismo, momento em que revelou ter feito um procedimento cirúrgico

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o estrabismo atinge de 2 a 5% das crianças e afeta ambos os sexos. De acordo com a também oftalmologista Francieli Agrizzi, é muito importante que os pais estejam atentos desde o nascimento. "A visão do bebê não está completamente desenvolvida ao nascer. Por isso, o estrabismo pode se manifestar ainda no primeiro ano de vida. O ideal é consultar um oftalmopediatra para avaliação. Quando há confirmação do diagnóstico, é necessário um acompanhamento rigoroso para evitar que a visão seja afetada", explica Francieli.

É importante chamar a atenção para o estrabismo, porque não é uma questão estética apenas. "Quando não tratado, pode causar a ambliopia, mais conhecido como olho preguiçoso. Na criança, quando ocorre o desvio dos olhos, existe um mecanismo de supressão da segunda imagem. Isso quer dizer que em vez de ver a imagem duplicada, o cérebro inibe a imagem do olho saudável, afetando a acuidade visual da criança", revela a médica.

Vale lembrar que cada paciente demanda uma forma de tratamento específica, de acordo com o tipo de estrabismo apresentado. Óculos, tampão e cirurgia fazem parte do manejo do problema, especialmente em crianças.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO