..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Você sabe o que é o sassami?

Ele é considerado o filet mignon do frango e virou moda. Chef hors concours da Encontro Gastrô dá dicas de uso dessa parte nobre do peito

Marcelo Fraga - Publicação:08/08/2016 11:05
Entre as carnes preferidas dos brasileiros está o frango. Ingrediente fundamental de receitas tradicionais, como o salpicão e o fricassé, a carne dessa ave pode ser também cozida, grelhada, assada e tem lugar garantido inclusive nos churrascos.
O sassami é retirado do peito de frango, próximo ao osso, e corresponde a uma espécie de 'filé mignon' dessa parte da ave  ( YouTube/Adorável Vida Light/Reprodução)
O sassami é retirado do peito de frango, próximo ao osso, e corresponde a uma espécie de "filé mignon" dessa parte da ave

Normalmente são vendidos os cortes mais comuns, como coxa, sobrecoxa e asa. Mas, agora, quem está ganhando espaço nos supermercados é uma parte mais nobre do frango, chamada sassami - corresponde a um pequeno filé retirado da parte interna do peito, próximo do osso. "É como se fosse um filé mignon, porque é muito macio. Inclusive, possui um formato bem parecido com famoso corte bovino", explica Ivo Faria, chef do restaurante italiano Vechio Sogno, de Belo Horizonte, e hors concours da premiação anual Encontro Gastrô.

Preparo


O chef Ivo Faria diz que, ao contrário das outras partes do peito de frango, que são mais secas, o sassami é mais suculento e saboroso. Por isso, segundo ele, a carne fica melhor se for grelhada. Porém, ela exige uma atenção especial. "Não pode ficar cru, obviamente. Mass também não deve ficar muito passado. Precisa ser servida exatamente ao ponto", orienta o premiado chef.

Acompanhamentos

Um molho suave é a sugestão de Ivo Faria como principal acompanhamento do sassami. Em relação às guarnições, o chef do Vechio Sogno sugere vegetais grelhados e, até mesmo, purê ou salada, por se tratar de um corte considerado light.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017