..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Governo americano deixa de indicar o uso de fio dental e gera polêmica

Segundo os Estados Unidos, não existe comprovação científica da eficácia dessa ferramenta de higiene bucal. Será verdade?

Vinícius Andrade - Redação Publicação:10/08/2016 14:15
Apesar do governo americano parar de indicar o uso de fio dental durante a escovação, especialista afirma que análise clínica comprova sua eficácia (Pixabay/Reprodução)
Apesar do governo americano parar de indicar o uso de fio dental durante a escovação, especialista afirma que análise clínica comprova sua eficácia
Você já deve estar cansado de saber sobre a importância do uso do fio dental. Este hábito, no entanto, pode não ser tão eficaz quanto se pensa. O Dietary Guidelines for Americans, espécie de manual que direciona as políticas de saúde dos Estados Unidos, retirou o item utilizado na higiene bucal de seu relatório mais recente. Em carta para a agência de notícias Associated Press (AP), o governo afirmou que a efetividade do uso do fio dental nunca foi pesquisada de forma adequada.

A Associated Press revisou os últimos 25 estudos que analisaram, de maneira geral, a eficácia da combinação entre escova de dente e fio dental. A agência de notícias concluiu que as evidências são fracas, não confiáveis ou de qualidade muito baixa. "A maior parte dos estudos falham em demostrar que usar fio dental é efetivo de maneira geral na remoção de placa", diz a revisão da AP, que foi conduzida no ano passado.

A segunda edição do guia norte-americano, em 1985, aconselhava a escovação dos dentes. A versão seguinte, cinco anos depois, recomendava a utilização do fio dental. Assim prosseguiu até o ano passado, quando o relatório retirou os procedimentos ligados à saúde bucal, incluindo até a escovação. O documento cita apenas uma frase que associa o consumo de açúcares à formação de cáries em adultos e crianças.

Contraponto

Para o Luciano Eloi Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, a constatação clínica indica que o uso do fio dental é eficaz. Segundo ele, o item indicado pelos dentistas remove placas bacterianas em locais onde a escova não consegue alcançar, o que, normalmente, ocorre entre os dentes.

"É muito difícil negar a eficiência do fio dental. Se ele consegue desorganizar uma placa bacteriana, ela não evolui e impede a formação da cárie", explica o especialista.

Portanto, apesar da falta de comprovações científicas, Luciano Eloi continua indicando o uso do fio dental. De acordo com ele, o item não deve ser utilizado somente para retirar aquele pedacinho de carne que fica incomodando após o churrasco. "É como se fosse lustrar um sapato, tem que ter cuidado. É importante passar várias vezes entre os dentes e não ter pressa", instrui o dentista.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017