Os novos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro
Demorou um pouco, mas chegou. O motor 1.0 de três cilindros da Fiat foi apresentado em reunião com a imprensa na quinta, dia 15 de setembro, junto com a linha 2017 do compacto Uno. A expectativa inicial era que o propulsor de três cilindros iria equipar o sub compacto Mobi, mas o fabricante decidiu usar outra estratégia e inclui a nova motorização, que inclui também um novo motor de quatro cilindros de 1,3 l, na família Uno.
É o que a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) apresenta como a nova família global de motores Firefly (vagalume, em inglês). Montados no recém inaugurado centro de produção de motores, dentro da unidade industrial de Betim (MG), que a FCA define como o mais moderno do mundo eles, os novos motores são, segundo Aldo Marangoni, diretor Powertrain América Latina, pequenos mas poderosos. "Eles oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões", diz.
O Uno 2017, não traz poucas e sutis alterações no visual, mas incorpora algumas novas tecnologias. Ele traz direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, partida assistida (Tip Start) e novos pneus superverdes. O sistema Isofix para o acoplamento das cadeirinhas de transporte de crianças continua fora da lista de itens de segurança do Uno. Outra novidade é a oferta do sistema Start&Stop, de série nas versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic.
A gama é agora formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex (R$ 41.840), Way 1.0 Flex (R$ 42.970), Way 1.3 Flex (R$ 47.640), Sporting 1.3 Flex (R$ 49.340), Way 1.3 Flex Dualogic (R$ 51.990) e Sporting 1.3 Flex Dualogic (R$ 53.690).
Nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão
Família Firefly
O novo Uno 2017 é o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de motores Firefly. Ela foi desenvolvida tendo em mente a otimização da eficiência energética, emissões e durabilidade. Os novos motores atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 e, além de estar, preparados para as próximas etapas destes programas, foram aprovados nos testes do mercado norte-americano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil km, informa a FCA.
Os novos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em motores 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.
"O sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina, representando o novo estado-da-arte para motores de duas válvulas por cilindro: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol)", informa Marangoni. Os números mostram que a nova família é imbatível no torque em baixas rotações – o que permite que o motor trabalhe em giro reduzido, assegurando maior economia de combustível, menores níveis de emissões, maior silêncio a bordo e condução mais prazerosa, segundo o diretor da Powertrain.
De construção modular, com bloco em alumínio, esta nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos. Isso permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois motores, 1.0 e 1.3.
A concepção da nova família também deu a estes motores a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos motores com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global, ressaltou Marangoni.
O Uno 2017 oferece garantia de três anos e conta com os benefícios do Confiat, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem. A experiência de pós-venda será facilitada para o cliente com contratos e serviços Mopar. Ele poderá optar por pacotes de revisões programadas já no momento da aquisição do veículo – a Revisão sob Medida. Será também oferecida para o Uno a garantia estendida diretamente da fábrica. O cliente poderá adquirir 12 ou 24 meses a mais de garantia, além da contratual do veículo.