..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Quem disse que biscoito integral é mais saudável?

Nutricionista esclarece esse 'mito' de que o produto dito integral seria uma opção mais adequada para uma dieta saudável

Vinícius Andrade - Redação Publicação:03/11/2016 12:17
Cuidado ao substituir suas refeições ou lanches por biscoitos intitulados integrais. Especialista diz que eles não são saudáveis para fazerem parte de uma dieta adequada (Pixabay/reprodução)
Cuidado ao substituir suas refeições ou lanches por biscoitos intitulados integrais. Especialista diz que eles não são saudáveis para fazerem parte de uma dieta adequada
Você já deve ter ouvido falar que os produtos integrais devem ser priorizados por quem deseja uma dieta mais saudável. Esse tipo de alimento é aquele que não tem sua estrutura modificada no processo de industrialização, o que ajuda a manter as vitaminas, fibras e minerais. Porém, uma dúvida que aflige muita gente é se realmente os biscoitos industrializados considerados integrais são mais saudáveis que os tradicionais.

De acordo com o nutricionista Rafael Moreira Claro, professor da UFMG, biscoitos e bolachas não são opções saudáveis, mesmo quando são rotulados como integrais. "Eles só não são piores que os biscoitos tradicionais. Se você vai comer um biscoito, é preferível que coma o integral, mas não pense que é uma alternativa saudável. Ele continua tendo sódio e gordura", ressalta o especialista.

A recomendação do professor é de que a maior parte da alimentação seja composta por alimentos in natura, como vegetais, frutas, hortaliças, arroz, feijão e carnes. "Nenhum nutricionista vai dizer que 5% das calorias que você precisa ingerir precisam ser provenientes de biscoitos", ironiza Rafael.

Ainda conforme o nutricionista, é conveniente para uma pessoa substituir refeições por lanches, mas este não é um hábito saudável. "O biscoito, assim como o pão, é um exemplo da substituição da comida por lanche. Se você come seis pães por dia, em algum momento você deve estar trocando uma refeição tradicional por lanche. Na prática, esses alimentos são um indicativo de que tem algo errado com sua alimentação", alerta o especialista.


Rótulo do biscoito considerado integral mostra que o ingrediente mais usado (primeiro lugar na lista) é a farinha de trigo comum. Além disso, o teor de sódio é bem alto, como alertou o nutricionista  (Instagram/meuladosaudavel/Reprodução)
Rótulo do biscoito considerado integral mostra que o ingrediente mais usado (primeiro lugar na lista) é a farinha de trigo comum. Além disso, o teor de sódio é bem alto, como alertou o nutricionista
 
100% integrais?

Nem todo mundo sabe, mas boa parte dos produtos colocados à venda como integrais, na prática, não são. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não estabelece quantidades mínimas para que a indústria rotule um produto como integral. Desta forma, um produto que tenha 5% de farinha integral pode ser chamado de integral.

Ainda que as indústrias usassem 100% da farinha na forma integral, os produtos não seriam benéficos para a saúde, segundo o nutricionista Rafael Claro. "Seria uma evolução. Um biscoito com 100% da farinha integral é melhor do que um que tem apenas 50%, mas continua sendo pior do que comer uma fruta, hortaliça, nozes e sementes", destaca o professor da UFMG.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO