Unidades de Internação vêm capacitando jovens na Fazendinha
Idealizado pelo servidor Hudson Carneiro Correia, da Unidade de Planaltina, o projeto O projeto Horticultura e Socioeducação prepara adolescentes em conflito com a lei para trabalhar com o cultivo de hortaliças. A ideia é que o jovem saia do ócio e que tenha um curso profissionalizante dentro do sistema socioeducativo.
O espaço de plantação é conhecido como Fazendinha. Lá, os adolescentes plantam alface, rabanete, rúcula, abóbora, tomate cereja, couve e beterraba, entre outros produtos. A produção, que está na média de 140 produtos por semana, é comercializada entre os servidores das unidades e distribuída aos familiares dos internos em dias de visita.
As oficinas, que ocorrem nas manhãs e tarde de terça e quintas-feiras, são divididas em turnos, onde apenas dois jovens voluntários podem participar- sendo que não devem ter nenhuma ocorrência em uma janela de seis meses. Devido à falta de recursos, não é possível que o projeto funcione todos os dias da semana, port6anto foram firmadas parcerias com outros órgãos.
O projeto Horticultura e Socioeducação é pioneiro na Unidade de Internação de Planaltina, que concentra 85 adolescentes. A horta também está presente nas unidades de São Sebastião, de Santa Maria, da Saída Sistemática, do Provisório e nos sistemas de semiliberdade e de meio aberto. A Unidade de Internação de Planaltina recebe doação de sementes e insumos, como terra adubada, para desenvolver o projeto.
Endereço para doações na Unidade de Internação de Planaltina: Quadra 44/45, Área Especial, Vila Nossa Senhora de Fátima, Planaltina
Telefones: (61) 3488-8601 ou 3488-8602