..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Diabetes preocupa especialistas

Com o Dia Mundial da Diabetes se aproximando (14), estudo mostra que mais de 14 milhões de brasileiros convivem com a doença

Isabelle Luz com EBC - Publicação:10/11/2016 13:41
Sedentarismo é um dos fatores que o quadro de diabetes. A doença O diabetes pode causar perda de visão e perda da função dos nervos (Getty Images/Reprodução)
Sedentarismo é um dos fatores que o quadro de diabetes. A doença O diabetes pode causar perda de visão e perda da função dos nervos
Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes mostrou que 9,4% da população do país, mais de 14,3 milhões de pessoas, convivem com a doença. Foram entrevistados mais de duas mil pessoas em 147 municípios.

O levantamento traz ainda um dado alarmante: 29% dos diabéticos não suspeitavam que tinham a doença e descobriram em exames de rotina. Além do mais, 64% dos entrevistados não praticam exercícios físicos regularmente. A doença faz parte das chamadas Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, aquelas causadas por mau-hábitos como sedentarismo, tabagismo e má alimentação, e responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil.

Segundos os dados, a cada 11 adultos em 2015, um tinha diabetes, número que será de um para cada dez em 2040. A cada seis segundos morre uma pessoa de diabetes, totalizando 5 milhões de mortes em 2015. “O diabetes é o aumento da glicose no sangue e isso acontece principalmente pela obesidade e como doença autoimune destruindo as células do pâncreas que produzem insulina, no tipo 1. Na grande maioria das vezes, ela é assintomática. No tipo 1 quando a doença aparece já vem com muitos sintomas.

“No tipo 2, os sintomas aparecem com o nível de glicose muito mais elevado e tardio. Mas muito antes disso já é diabético e o relógio já começou a contar”, explicou o endocrinologista e representante da SBD, Márcio Krakauer.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 57 | Setembro de 2017