Mais de 12o empresas brasileiras atuam no ramo e faturam até R$ 240 mil por ano
Mais de R$10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) serão disponibilizados para a produção de 24 jogos, que devem ser lançados nas plataformas virtuais. O edital, lançado no dia 5 de dezembro, é o primeiro específico para o gênero e busca ampliar a participação das empresas brasileiras no mercado de jogos eletrônicos. Os números apresentados durante o lançamento indicam que o setor fatura US$ 99, 6 bilhões por ano em todo o mundo e US$ 1,28 bilhão no Brasil.
Três categorias serão contempladas pelo edital: dois receberão até R$ 1 milhão cada, dez terão aporte de R$ 500 mil e 12 vão ganhar R$ 250 mil. Ao menos 30% das empresas contempladas devem estar sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Há ainda um percentual mínimo de 10% para produtoras do Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
“Ao pensar as empresas brasileiras de comunicação em geral, mas também as de produção independente. Porque nós acreditamos que o talento se expressa melhor na miríade de pequenas empresas espalhadas no Brasil”, enfatizou Manoel Rangel, presidente da Ancine.
Para que se tornar sustentável, o setor deve, na opinião de Manfredini, focar não só no mercado brasileiro, mas buscar relevância em outros países. “Se a gente quiser trazer recursos e fazer com que ele se pague é fundamental que a gente distribuir no mundo todo. A gente tem que aumentar as nossas chances e mitigar o nosso risco, fazer um projeto internacional se possível”, avaliou.