..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Brasil no Festival de Berlim

Cinema brasileiro marca presença com 12 filmes no festival

Da redação com Portal EBC - Redação Publicação:09/02/2017 15:04
 (Pixabay)
A 67ª edição do Festival de Cinema de Berlim começa hoje (9) na capital alemã e 12 representantes do cinema brasileiro marcam presença. Considerado um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico mundial, o Berlinale terá um representante brasileiro na disputa pelo Urso de ouro.

Joaqui, de Marcelo Gomes, é um filme ambientado no século XVIII e mostra a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier até se tornar no icônico Tiradentes, figura histórica central da Inconfidência Mineira. O cinema brasileiro venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em duas ocasiões: em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles, e em 2008, com Tropa de Elite, de José Padilha. Na mostra Panorama, a presença nacional fica por conta de Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, e das coproduções Brasil-Argentina-França Pendular, de Julia Murat; e Brasil-Portugal Vazante, de Daniela Thomas. Além desses, No Intenso Agora, de João Moreira Salles, está na programação da mostra Panorama Dokumente, e o curta de animação Vênus - Filó a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite, fecha a participação brasileira na mostra, como filme de apoio.
 
Cinco longas, entre as produções brasileiras presentes no Festival de Berlim, receberam recursos do FSA, contempladas em diferentes chamadas públicas do Programa Brasil de Todas as Telas, o principal da agência. Além de Joaquim, integram a lista Mulher do Pai, Pendular, Rifle e Como Nossos Pais.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO