O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) agraciou hoje com o reconhecimento o Paço do Frevo, coincidindo com o 110º aniversário do Frevo, celebrado hoje (9). Funcionando desde em um prédio histórico localizado no Bairro do Recife, o Paço tem um design arrojado e moderno, que conta com uma estrutura multissensorial para narrar a trajetória e simbolismos do frevo.
“O Iphan, quando registra um patrimônio imaterial, tem que fazer a salvaguarda. Hoje, o Paço do Frevo é o centro de referência onde se faz a salvaguarda do frevo, cumprindo o que a legislação determina, que é fazer garantir a continuidade dessa manifestação cultural”, disse a presidente do Iphan, Kátia Bogéa. “Pela sua beleza, força, e todos os aspectos dele, a coreografia, a musicalidade, a ligação com outros elementos culturais, o frevo é uma caracterísitica forte do povo brasileiro”, disse durante a cerimônia.
Dia do Frevo
O Dia do Frevo, como é conhecida popularmente a data, faz referência à primeira vez que o nome "frevo" foi utilizado para se referir a essa manifestação cultural em um jornal da época, há 110 anos. Outra data, instituída em 2009, também comemora oficialmente o ritmo: o Dia Nacional do Frevo, em 14 de setembro.