A Casa de Cultura do Varjão voltou a oferecer neste mês tratamentos gratuitos de acupuntura, aulas de ioga, palestras e cursos sobre qualidade de vida. As atividades fazem parte de projeto coordenado pelo Instituto Tai de Acupuntura, em parceria com a Administração Regional do Varjão e com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
A programação estava parada desde meados de dezembro devido ao recesso dos estudantes da pós-graduação em acupuntura da UDF, responsáveis pelos atendimentos.
As sessões de acupuntura ocorrem às quartas-feiras, das 8 horas ao meio-dia, por ordem de chegada, para cerca de 20 pessoas. Para moradores carentes do Varjão e de outras regiões, são gratuitas. Pessoas com melhores condições financeiras podem participar, mas pagam uma taxa de R$ 150 por cinco sessões. O valor ajuda a custear materiais como agulhas, algodão e toalhas.
A acupuntura é uma atividade terapêutica milenar que utiliza agulhas para estimular efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no organismo
As aulas de ioga também são às quartas, das 7 às 8 horas. Para participar, basta levar um colchonete. A participação é gratuita, e as vagas (15) são preenchidas por ordem de chegada.
O Ambulatório Social de Medicina Oriental do VarjãoO projeto coordenado pelo Instituto Tai é chamado de Ambulatório Social de Medicina Oriental do Varjão e foi criado em 2015. “A iniciativa visa atender quem não tem poder aquisitivo. É uma abordagem de promoção da saúde”, diz Marcos Woortman, administrador regional do Lago Norte. A administração regional cede o espaço da Casa de Cultura.
Os universitários que atendem no local são orientados pelo professor e coordenador do projeto, Homero Bernardo. “São atividades que promovem o bem-estar social, com tratamentos que englobam a medicina tradicional chinesa.”
Como funciona a acupunturaA acupuntura é uma atividade terapêutica milenar que utiliza agulhas para estimular efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no organismo.
O tratamento, além de aliviar dores, minimiza sintomas de depressão e ansiedade, previne alergias, ajuda na tentativa de parar de fumar e trata incontinência urinária, entre outros benefícios.
Ambulatório Social de Medicina Oriental do VarjãoCasa de Cultura do Varjão (Quadra 2, Conjunto D)
Sessões de acupuntura
Todas as quartas-feiras
Das 8 horas ao meio-dia
20 vagas (preenchidas por ordem de chegada)
Gratuitas para pessoas carentes e R$ 150 (cinco sessões) para quem tem melhores condições financeiras
Aulas de ioga gratuitas
Das 7 às 8 horas
15 vagas (preenchidas por ordem de chegada)
Levar colchonete