..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sabia que a acupuntura também está associada à odontologia?

A técnica milenar chinesa é muito usada para ajudar a anestesia, necessária em muitos procedimentos dentários

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:27/03/2017 12:26
Terapias complementares vêm sendo cada vez mais usadas por profissionais da saúde – em especial, pelos cirurgiões-dentistas. Reconhecida em 2015 como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia, a acupuntura é usada como método de tratamento, prevenção e manutenção da saúde do paciente.

Quem conhece os benefícios da acupuntura, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, costuma valorizar seu uso no tratamento odontológico. De acordo com o cirurgião-dentista Helio Sampaio Filho, diretor na Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, a acupuntura tem se mostrado uma excelente opção para que as mais diversas intervenções odontológicas obtenham êxito.

"Não se trata de substituir nenhum procedimento, mas de complementar, integrando e auxiliando para um melhor resultado. No caso da anestesia convencional, por exemplo, a acupuntura é empregada de forma complementar, contribuindo para que o efeito seja rápido e eficaz. Isso leva a uma redução da quantidade de agentes anestésicos, diminuindo também o risco em relação à sua toxicidade", diz o especialista.
Para quem tem medo de ir ao dentista, o uso da acupuntura nos consultórios odontológicos pode ser uma ótima opçã ( Pinterest/Reprodução)
Para quem tem medo de ir ao dentista, o uso da acupuntura nos consultórios odontológicos pode ser uma ótima opçã

Usada na China há mais de 2,5 mil anos, a acupuntura é a terapia complementar mais conhecida no mundo todo. "Os mecanismos de ação, estudados dentro de bases científicas sólidas e validadas, demonstram a liberação de mediadores químicos, como endorfinas e beta-endorfinas, que potencializam a ação analgésica, agindo nas dores faciais, de modo geral, como relaxante muscular nos distúrbios relacionados à ATM (articulação temporomandibular), ás cefaleias tensionais e aos estados de hiperansiedade, entre outros", afirma Helio Sampaio.

Outro uso muito importante da acupuntura na odontologia está relacionado à sua ação antiemética, que controla o reflexo de ânsia e vômito tão comum em procedimentos odontológicos. Neste caso, a técnica empregada é a auriculoterapia – em que são aplicadas pequenas esferas em pontos específicos da orelha do paciente, atenuando a ansiedade e o estresse que podem se manifestar de forma intensa nesse caso.

De acordo com o cirurgião-dentista, tanto a acupuntura sistêmica (em que são agulhados pontos distribuídos no corpo todo, que são vias de circulação da energia "chi"), quanto a auriculoterapia (em que são agulhados pontos localizados na orelha), os estímulos elétricos (eletroacupuntura) e a radiação laser (laserpuntura) promovem resultados promissores e são técnicas menos invasivas.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 58 | outubro de 2017