..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tire as dúvidas sobre a vacina contra a gripe

Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe para os dias 10 e 17 de abril

Da redação - Redação Publicação:24/04/2017 11:53
Após registrar em 2016 um aumento de casos de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde começou a campanha nacional de vacinação mais cedo neste ano. Segundo o ministro Ricardo Barros, além da data de início da campanha, que começou no dia 10 de abril para profissionais de saúde e 17 de abril para o público-alvo, neste ano, aumentou o número de pessoas a serem imunizadas. Além de idosos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas, puérperas de até 45 dias, detentos, funcionários da rede prisional e indígenas, os professores de ensino básico e superior de escolas públicas e privadas também poderão tomar a vacina.

As vacinas da gripe são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição é a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes no ano anterior. Desta forma, a vacina da gripe muda anualmente, para proteger contra os tipos mais comuns do vírus da gripe.

Aproveitando a campanha de vacinação, o pediatra infectologista Márcio Nehab, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fiocruz esclarece algumas dúvidas sobre a imunização.
Como esclarece o especialista, a vacina da gripe não provoca a doença, por ser feita com uma forma enfraquecida do vírus Influenza  (Juliane Guez/ PMPA/Divulgação)
Como esclarece o especialista, a vacina da gripe não provoca a doença, por ser feita com uma forma enfraquecida do vírus Influenza

Gripe e resfriado são a mesma doença?
Não. A gripe é causada pelo vírus da influenza e geralmente é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três a sete dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a 14 dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar e, às vezes, de terapia intensiva. O resfriado também é uma doença respiratória causada por vírus. Os mais comuns são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o sincicial respiratório, o metapneumovirus, entre outros, que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre três e 10 dias. Neste caso, incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas mais baixas. A chance de complicação é bem menor.

A vacina da gripe imuniza também para o resfriado?
Não. A vacina da gripe imuniza somente contra os vírus que causam a gripe.

Quais vacinas existem contra a gripe?
Existem as vacinas trivalente e a quadrivalente. No Brasil, temos na rede privada a quadrivalente, que possui dois subtipos do vírus Influenza [dois subtipos A, normalmente H1N1, e o vírus da gripe sazonal] e dois subtipos B que dependem do vírus circulante no ano anterior. Já a vacina distribuída na rede pública é a vacina trivalente, que possui os dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. A cepa adicional de Influenza B é o que a diferencia da quadrivalente, no entanto, como praticamente não existe a circulação dessa cepa no Brasil, não é obrigatória a vacinação nas clínicas privadas.

Quem tomou a vacina em 2016 precisa tomar em 2017?
Sim, pois conforme o tempo após a vacina passa, os anticorpos para os vírus vão diminuindo, sendo necessário reforçar, novamente, o sistema imunológico por meio da vacina. E há ainda os casos em que os vírus foram modificados de acordo com a maior incidência dos mesmos no ano anterior.

Quem está com febre ou tomando antibiótico pode tomar a vacina?
Se a febre for alta, recomenda-se que a pessoa aguarde a resolução do problema para receber a vacina. Já para os que estão fazendo uso de antibióticos, não há problemas em vacinar.

A vacina da gripe dá gripe?
Não. É importante ressaltar que a vacina da gripe é feita de vírus inativados, ou seja, ela não transmite a doença. Ocorre que, como a vacina é aplicada numa época em que há muitos vírus respiratórios circulando, as pessoas ficam mais doentes e atribuem os sintomas à vacina, mas, certamente, a doença que se manifestou foi provocada por outros vírus que não os contidos na vacina.

Quais os principais efeitos colaterais da vacina?
As chances de efeitos adversos a essa vacina são muito pequenas. As reações são bastante individuais, algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação, febre e mal estar.

(com Agência Fiocruz)
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO