Os alunos da rede pública já podem começar a fazer filmes para o 3º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. O edital com as regras foi publicado nesta quinta (22) no Diário Oficial do DF.
O concurso tem como objetivo selecionar 30 filmes produzidos por estudantes das escolas públicas do Distrito Federal. Serão 15 trabalhos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e 15 do ensino médio regular, educação profissional e de jovens e adultos (EJA).
Os trabalhos selecionados serão exibidos em 18 e 19 de setembro, dentro da programação do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 15 e 24 de setembro, no Cine Brasília.
Poderão participar produções audiovisuais livres, para premiação geral; e com o tema Se é público, eu também sou responsável, para a categoria abordagem do tema.
Filmes premiados no 3º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas serão exibidos no Festival de Cinema de Brasília
Os filmes inscritos deverão ser criados por uma equipe de estudantes com a participação obrigatória de um professor como mediador. O tempo máximo é de 5 minutos de duração.
A equipe de estudantes poderá utilizar qualquer equipamento para fazer as filmagens, como celular, câmera digital e filmadora, desde que apresentem boa qualidade de imagem e de som.
A ficha de inscrição deverá ser preenchida on-line, no site da Secretaria de Educação, e assinada eletronicamente pelos estudantes, professor mediador e direção da escola. O período de inscrição será de 7 a 21 de agosto.
Uma comissão julgadora premiará os filmes em oito categorias. Já o júri popular escolherá, por meio de enquete em mídia social, o melhor filme entre 15 trabalhos previamente selecionados.
O resultado final será anunciado durante o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.