..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sabia que existe uma celulite que afeta os olhos?

A doença pode ser causada pela sinusite e é muito perigosa

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:23/02/2018 16:55

Quando a pessoa acorda e percebe que os olhos estão inchados e vermelhos, logo pensa em inúmeras doenças que possuem esses sintomas. Mas, o diagnóstico mais lógico seria de uma simples alergia ou até conjuntivite. Estas são enfermidades comuns que afetam os olhos, mas o vermelhidão e o inchaço também ocorrem devido a uma condição pouco conhecida e perigosa: celulite orbitária.

 

Segundo a oftalmologista Tatiana Nahas, da Santa Casa de São Paulo, trata-se de uma infecção que atinge os tecidos moles que ficam na órbita ocular e, na grande maioria dos casos, atinge mais crianças que adultos. "Entretanto, adultos também podem desenvolver a celulite orbitária. Como a infecção pode se espalhar para o nervo óptico ou até mesmo para o sistema nervoso central. É preciso tratar rapidamente", comenta a especialista.

 (Babycenter.com/Reprodução)
 

Sinusite

 

A maioria dos casos de celulite orbitária, cerca de 90%, ocorrem como decorrência de um processo infeccioso sinusal, ou seja, de uma sinusite que não foi tratada corretamente, esclarece a médica. Outras causas incluem: abcessos ou infecções dentárias; infecções de pele; traumas; e cirurgias oculares.

 

Os sinais clínicos do problema incluem a proptose (olhos salientes), inchaço, dificuldade e dor no movimento do globo ocular, vermelhidão, calor local, febre e, em alguns casos, dificuldade para enxergar.

 

"O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente, com exame físico e levando em conta os sintomas. Podem ser solicitados exames de sangue e uma tomografia computadorizada para confirmar a suspeita e avaliar a extensão da infecção. Também é preciso fazer o que chamamos de diagnóstico diferencial, ou seja, descartar outras causas, como inflamação orbitária idiopática, orbitopatia de Graves, neoplasias, entre outras", explica Tatiana Nahas.

 

Tratamento

 

O tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios, além de cuidados locais. "É muito importante diagnosticar e tratar rapidamente a celulite orbitária. No caso de crianças e idosos, o paciente pode necessitar de internação para início da antibioticoterapia endovenosa. Em alguns pacientes, pode ser necessário a drenagem cirúrgica do abcesso", diz a oftalmologista.

 

Ela alerta ainda que é essencial que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma rápida. "Quando isso não acontece, há um risco maior de complicações, como perda visual devido ao comprometimento do nervo óptico ou ainda a propagação da infecção para o cérebro, levando a quadros de meningite, por exemplo", completa Tatiana.

 

A celulite orbitária pode ser prevenida por meio do tratamento adequado das infecções dentárias e dos quadros de sinusite.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO