..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Beber água com limão entre as refeições faz mal para os dentes

Estudo descobre que o consumo constante de bebidas ácidas corrói o esmalte dos dentes

João Paulo Martins - Redação Publicação:28/02/2018 19:21

Você gosta de beber água com suco de limão? Então precisa repensar esse hábito. Um estudo realizado pela Universidade King's College, de Londres, na Inglaterra, descobriu que o consumo de bebidas ácidas, como chás de frutas tropicais e águas aromatizadas, pode causar corrosão no esmalte dos dentes. O problema se dá quando a pessoa passa a ter o hábito de ingerir esse tipo de bebida entre as refeições ou por um espaço de tempo prolongado.

 

A pesquisa britânica foi publicada no periódico científico British Dental Journal, na sexta, dia 23 de fevereiro. Os cientistas avaliaram a dieta de 300 pessoas que sofriam com erosão dentária severa. A informação foi divulgada pela agência britânica de notícias BBC.

Cuidado ao ingerir água saborizada com limão, especialmente entre as refeições. Este hábito pode levar à corrosão do esmalte dos dentes (Pixabay)
Cuidado ao ingerir água saborizada com limão, especialmente entre as refeições. Este hábito pode levar à corrosão do esmalte dos dentes
 

Chás de limão e laranja, bebidas à base de cola ou ricas em açúcar, bem como as águas aromatizadas com frutas cítricas, contêm ácidos que podem atacar o esmalte dos dentes, concluiu o estudo. Os pesquisadores alertam que a situação piora quando a pessoa passa muito tempo bebendo ou saboreando essas bebidas – quanto mais tempo o líquido ficar na boca, pior.

 

Vinagre e conservas de alimentos também podem levar à erosão dentária. "A ingestão de bebidas durante longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou ficar com a fruta cítrica nos dentes antes de a comer, pode causar a deterioração do esmalte", comenta a pesquisadora Saoirse O'Toole, do Instituto Dentário do King's College, uma das autoras do estudo.

 

"Depois de comer uma maçã, é preciso evitar o consumo de algo muito ácido no decorrer do dia. Se beber vinho à noite, não beba chá de frutas cítricas na manhã seguinte. É só equilibrar a dieta", recomenda a cientista britânica.

 

O estudo mostra que as pessoas que bebem água com uma rodela de limão ou chá quente de fruta entre as refeições acabam tendo 11 vezes mais chance de sofrer com a erosão dentária média ou severa. O número cai pela metade quando as bebidas são ingeridas durante as refeições.

 

A dica dos especialistas é consumir água ou bebidas à base de leite, além de alimentos que ajudam a neutralizar os ácidos, como o queijo.

 

Vale dizer que a erosão dentária ocorre quando há uma perda progressiva do esmalte que reveste os dentes. Neste caso, são processos químicos que causam a corrosão, e não há ação de bactérias.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO