..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ENCONTRO GASTRÔ »

A noite dos melhores da gastronomia

Encontro Gastrô 2018 premia os melhores estabelecimentos e profissionais de Brasília em 34 categorias

Julyerme Darverson - Publicação:19/09/2018 00:05Atualização:18/09/2018 14:27

Capa da edição 2018 de Encontro Gastrô: anuário 
com mais 1.200 endereços de estabelecimentos 
da cidade 
 (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press; Arte/Encontro )
Capa da edição 2018 de Encontro Gastrô: anuário
com mais 1.200 endereços de estabelecimentos
da cidade

O mercado gastronômico de Brasília foi destaque da sexta edição do prêmio Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2018, na noite desta terça-feira (18), em um concorrido evento que também lançou o mais completo guia especializado da cidade. A cerimônia, no Centro de Convenções do Brasil 21, reuniu empresários, chefs e profissionais da cozinha brasiliense. Na ocasião, foram anunciados os campeões das 34 categorias escolhidos por um júri formado por 50 pessoas de diversas áreas, além dos votos vindos pela internet.

 

Marcelo Petrarca foi o grande destaque da noite. Saiu do evento carregando quatro troféus: seu Bloco C levou as categorias Melhor Cozinha Contemporânea e Restaurante de Brasília; enquanto o recém-inaugurado Lago foi eleito Restaurante Revelação e o próprio Petrarca conquistou o título de Melhor Chef. Ele, que jogou futebol profissionalmente na adolescência, mostrou que manda muito bem entre as quatro linhas da cozinha: “Quando comecei na gastronomia, descobri que o mundo era carente. E resolvi suprir essa carência por meio da comida”, diz.

 

Já se sentindo um verdadeiro brasiliense, Rodrigo Sato, do Restaurante do B, sagrou-se Chef Revelação. Com apenas nove meses no comando da cozinha do novo restaurante do B Hotel, ele está ainda mais entusiasmado com a escolha: “Vencer nessa categoria é maravilhoso e dá um up para continuar trilhando o caminho. Conquistar essa premiação é importante para minha carreira e para a minha família”, ressalta.

No comando da cozinha do B Hotel, Rodrigo Sato é o Chef Revelação de 2018: 'Conquistar essa premiação é importante para minha carreira e para a minha família', disse (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
No comando da cozinha do B Hotel, Rodrigo Sato é o Chef Revelação de 2018: "Conquistar essa premiação é importante para minha carreira e para a minha família", disse
 

O jovem Thiago Paraiso é outro profissional que, em pouco tempo, conquistou seu espaço entre os principais nomes da gastronomia de Brasília. Aos 27 anos, criou uma legião de fãs com sua cozinha clássica servida no Saveur, que levou a categoria de Melhor Bistrô. O restaurante, que funciona dentro da casa do chef, no setor de Mansões Dom Bosco, é destino certo para quem quer uma experiência gastronômica que vai além do cardápio. Escondido e para poucos, são apenas 46 lugares – e é preciso fazer reserva – o Saveur é um daqueles endereços que fazem os clientes sentirem que “descobriram” um dos encantos secretos da capital.

 

Em meio à tendência de casas italianas ou francesas, há 30 anos Zeli Ribeiro fundou o Lake’s, que foi pioneiro ao investir na grelha e não se prender a apenas um tipo de cozinha. Não à toa, a experiência e a irreverência foram fatores determinantes para que a casa conquistasse o primeiro lugar da categoria Cozinha Variada. “É um prazer imenso participar mais uma vez. Tudo o que fazemos na vida e recebemos um mérito por isso é muito gratificante. Isso só confirma o reconhecimento da clientela depois de três décadas de existência”, diz.

Dono do Lake's, escolhido a Melhor Cozinha Variada, Zeli Ribeiro é só entusiasmo: 'Tudo o que fazemos na vida e recebemos um mérito por isso é muito gratificante' (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Dono do Lake's, escolhido a Melhor Cozinha Variada, Zeli Ribeiro é só entusiasmo: "Tudo o que fazemos na vida e recebemos um mérito por isso é muito gratificante"
 

Como em toda edição de Encontro Gastrô, novos nomes figuram entre os vencedores. A Cervejaria Criolina, por exemplo, conquistou o pódio de Melhor Carta de Cervejas. “Trabalhamos com música, cultura, festa... Então recebemos o prêmio com muita satisfação. As pessoas vêm aqui para se divertir e a nossa carta nos levou a conquistar um prêmio dentro da gastronomia”, afirma o sócio Thiago Pezão. Já o prêmio de Novidade do Ano em Lanches e Guloseimas, ficou com a recém-inaugurada The Queen’s Place, casa de chás inspirada na realeza britânica. “Toda a nossa equipe se sentiu honrada. Para a gente é uma alegria surreal levar esse troféu”, explica o sócio Ricky Araújo. 

 

Encontro Gastrô Brasília, uma publicação dos Diários Associados, conta com mais de 1.200 endereços de estabelecimentos da capital, como bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias, padarias e gelaterias. O anuário poderá ser encontrado nas principais bancas de revistas da cidade por R$ 24,90. (Colaboraram: Carolina Daher e Angélica Nunes). 

 

OS PREMIADOS

 

Confira a listra dos 34 vencedores de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2018

 

LANCHES E GULOSEIMAS

Bufê de Festa

Renata La Porta

 

Cafeteria

Ernesto Cafés Especiais

 

Confeitaria e Salgados

Casa de Biscoitos Mineiros

 

Gelateria/Sorveteria

Bacio di Latte

 

Hambúrguer

Madero

 

Padaria

Belini Pães e Gastronomia

 

Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas

The Queen’s Place

 

 

DIVERSÃO

Bar/Botequim

Mercadito Bar e Restaurante

 

Balada

Taj Bar

 

Carta de Drinques

Dudu Bar

 

Carta de Cervejas

Cervejaria Criolina

 

Novidade do Ano/Diversão

Pink Elephant

 

 

BOA MESA

Bufê Self-Service

BierFass

 

Churrascaria

Fogo de Chão

 

Cozinha Light/Salada

Bhumi

 

Feijoada

Confraria Chico Mineiro

 

Peixes/Frutos do Mar

Coco Bambu

 

Pizzaria

Baco Pizzaria

 

 

SABORES REGIONAIS

Árabe

Marzuk

 

Cozinha Brasileira

Mangai

 

Cozinha do Mundo

Tejo

 

Japonês

Nikkei

 

ALTA GASTRONOMIA

Bistrô

Saveur Bistrot

 

Carne/Parrilla

Chicago Prime

 

Carta de Vinhos

Grand Cru

 

Cozinha Contemporânea

Bloco C

 

Cozinha Variada

Lake’s

 

Francês

Le Jardin du Golf

 

Italiano

Trattoria da Rosario

   

 

PROFISSIONAIS

 

Melhor Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C e Lago Restaurante)

 

Chef Revelação: Rodrigo Sato (Restaurante do B)

 

Melhor Sommelier: Eugenio Cue (Tejo)

 

 

RESTAURANTES

 

Restaurante Revelação 2018: Lago Restaurante

 

Melhor Restaurante de Brasília: Bloco C

 

  

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO