..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Estudo alerta que refrigerante pode causar câncer

Cientistas acreditam que ingerir 100 ml da bebida por dia já pode ser perigoso

Marcelo Fraga - Publicação:19/07/2019 11:00

Um estudo publicado recentemente no jornal científico britânico BMJ, um dos mais respeitados do mundo, reforça os constantes alertas de médicos e cientistas para os riscos do consumo deliberado de açúcar.

 

Desta vez, de acordo com o site de notícias da Globo, G1, pesquisadores franceses descobriram que a ingestão diária de apenas 100 ml de bebidas açucaradas - como sucos artificiais e, principalmente, refrigerantes - pode aumentar em 18% o risco de qualquer tipo de câncer, e em 22% o risco de câncer de mama.

 

Para chegar a esse resultado alarmante, os cientistas analisaram os dados de saúde e os hábitos alimentares de mais de 100 mil pessoas, com idade média de 42 anos, sendo a maioria (79%) mulheres.

Pode haver relação entre o surgimento de cânceres e o consumo de bebidas adoçadas artificialmente, de acordo com pesquisa francesa (Pixabay)
Pode haver relação entre o surgimento de cânceres e o consumo de bebidas adoçadas artificialmente, de acordo com pesquisa francesa
 

Esses voluntários foram acompanhados pelos pesquisadores franceses durante nove anos, quando preencheram questionários cujas respostas geravam cálculos de seu consumo diário de acúcar, incluindo bebidas adoçadas artificialmente.

 

Com isso, os cientistas puderam cruzar os hábitos alimentares dos participantes com seus registros médicos, onde constavam diagnósticos de câncer.

 

Apesar dos dados assustadores, os autores do estudo pregam cautela em seu relatório. Segundo eles, a pesquisa foi baseada apenas em observação, portanto não foi possível afirmar que há uma relação direta entre o consumo de açúcar e o surgimento de câncer.

 

Apesar disso, o professor Graham Wheeler, do Centro de Pesquisa do Câncer da Inglaterra, disse que o alerta é válido. "Esse estudo se soma às evidências já existentes que dão conta de que o açúcar pode estar associado a um aumento no risco de alguns cânceres", comentou o pesquisador em entrevista à agência de notícias France Presse.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

EDIÇÃO 71 - ESPECIAL SUSTENTABILIDADE