..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Baixa umidade aumenta casos de Síndrome de Olho Seco no DF

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou hoje alerta laranja para o Distrito Federal. Umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%

Publicação:19/08/2019 16:02

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou, nesta segunda-feira (19), alerta laranja para o Distrito Federal. Isso significa que a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%, provocando desconforto nos olhos, boca, nariz e pele. Quem mais sofre são as pessoas alérgicas. A Organização Mundial de Saúde estima que 57 milhões de brasileiros tenham algum tipo de alergia. Em mais da metade dos casos, a doença se manifesta nos olhos. A maior incidência é de Síndrome do Olho Seco, causada pelo ressecamento da região ocular.

 (Pixabay )
 

De acordo com o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugenio, um dos fatores para o crescimento de problemas oculares nessa época do ano é o aumento da poeira, em função da queda nas temperaturas e na umidade do ar. "O tempo seco aumenta a concentração de poluentes no ar, um agravante para as alergias oculares. A redução da umidade do ar também diminui a lubrificação dos olhos", explica o médico.

 

A Síndrome do Olho Seco é caracterizada pela pouca ou má qualidade da lágrima, deixando a superfície dos olhos seca, facilitando o aparecimento de infecções e inflamações. O tratamento para os casos leves é feito com colírios lubrificantes. Os casos mais graves são tratados com géis lubrificantes oftalmológicos, corticoides e até mesmo cirurgias.

 

A melhor forma de se prevenir é lavar os olhos com soro fisiológico gelado quando sentir irritação, evitar coçar, usar colírios lubrificantes (prescritos por um oftalmologista) e usar óculos de sol com lentes UVA e UVB. "Mesmo com menor quantidade de luz solar, a luminosidade nesta época pode continuar alta, principalmente em Brasília", esclarece Hilton Medeiros.

 

Coçar os olhos é uma atitude quase que instantânea de quem está com a vista seca. Mas, segundo o médico, isso deveria ser a última coisa a ser feita, pois pode trazer problemas sérios. "Quando ao paciente coça o olho, expõe o globo ocular a um trauma constante e repetitivo", alerta Hilton Medeiros.

'O tempo seco aumenta a concentração de poluentes no ar, um agravante para as alergias oculares. A redução da umidade do ar também diminui a lubrificação dos olhos', explica o oftalmologista Hilton Medeiros (Divulgação )
"O tempo seco aumenta a concentração de poluentes no ar, um agravante para as alergias oculares. A redução da umidade do ar também diminui a lubrificação dos olhos", explica o oftalmologista Hilton Medeiros
 

Além destes cuidados, é importante beber bastante líquido e umidificar ambientes, evitar fazer exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, não se expor ao sol e usar hidratante na pele.


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO