..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Os riscos do sobrepeso para as articulações

Excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as dos membros inferiores

Publicação:23/08/2019 11:56

Quando se fala em riscos do sobrepeso, a primeira coisa que vem a cabeça são doenças como hipertensão e diabetes. Mas, o excesso de peso também sobrecarrega as articulações, sobretudo as dos membros inferiores, como joelhos, quadril e tornozelos.

 

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) mais da metade da população do país já está acima do peso. Ou seja, já é um problema grave para a saúde pública.

 (Divulgação)
 

O excesso de peso pode causar diversas doenças nas articulações. A mais comum é a condromalácia, popularmente conhecida como "joelho de corredor". Ela inicia com uma inflamação na cartilagem articular, que vai amolecendo com o passar do tempo.

 

A artrose também pode surgir em decorrência do excesso de peso. Nela, a articulação enfraquece e passa a conter osteófitos, também chamados "bico de papagaio" ou "esporões", que se formam em torno da articulação e, por comprimirem a estrutura óssea, causam muita dor.

 

Segundo o ortopedista José Humberto Borges, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-DF), cada caso exige uma forma de tratamento, mas todos devem passar, invariavelmente, pela perda de peso, além de acompanhamento médico. “Combinar uma rotina de exercícios com uma alimentação adequada é o primeiro passo”, comenta o médico que faz ainda um alerta: “É muito importante que o paciente faça apenas exercícios adequados à sua condição física. Do contrário, o excesso pode prejudicar ainda mais as articulações”.

 (Divulgação )
 


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO