..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

A maior festa da gastronomia brasiliense

Noite de entrega dos prêmios Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2019 é um sucesso e consagra a Trattoria da Rosario, do chef Rosario Tessier, o grande vencedor do ano

Julyerme Darverson - Publicação:09/10/2019 00:00Atualização:08/10/2019 16:13

A capital federal conheceu, na noite de ontem, os vencedores da sétima edição do prêmio Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2019. Em um concorrido evento, no Centro de Convenções Brasil 21, foram anunciados os campeões em 35 categorias, divididos em quatro grupos – Lanches e Guloseimas, Diversão, Restaurantes e Profissionais – escolhidos por um júri formado por 50 pessoas de diversas áreas e por votos via internet. A cerimônia reuniu chefs, sommeliers e outros profissionais da gastronomia brasiliense, empresários e personalidades da cidade.

Rosario Tessier, chef-proprietário da Trattoria da Rosario: ele venceu o prêmio mais importante da noite, o de Melhor Restaurante de Brasília 2019  (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Rosario Tessier, chef-proprietário da Trattoria da Rosario: ele venceu o prêmio mais importante da noite, o de Melhor Restaurante de Brasília 2019
 

O grande destaque da premiação foi o Trattoria da Rosario, de Rosario Tessier, que conquistou o pódio de Melhor Restaurante de Brasília e Melhor Italiano. À frente da premiada casa, o chef comemorou com muita empolgação o primeiro lugar: “Finalmente conseguimos esse prêmio. Nos anos anteriores, quando não conquistávamos essa categoria, o público que nos visitava falava que merecíamos. E ganhar neste ano está sendo uma felicidade enorme”, afirmou Tessier.

 

 

Outro nome da cozinha italiana que deu o que falar é o A Mano. Sob o comando do chef Ronny Peterson, o estabelecimento sagrou-se Restaurante Revelação do ano. “É um sentimento positivo pelo reconhecimento, esforço e dedicação de toda a equipe. O prêmio só revigora o entusiasmo e a dedicação de cada um”, comemorou Peterson. Na seção Lanches e Guloseimas, destaque para o The Queen’s Place, que levou o troféu de Melhor Cafeteria. “Este prêmio vem para coroar todo o trabalho que fizemos na casa, desde o atendimento até as mudanças no cardápio, no último ano. Vencer é algo de muito prestígio para nós”, afirmou Ricky Araújo, sócio-proprietário da casa.

Agnolotti di Barbabietola: massa fresca recheada de leitoa caipira do A Mano, eleito Restaurante Revelação do ano (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Agnolotti di Barbabietola: massa fresca recheada de leitoa caipira do A Mano, eleito Restaurante Revelação do ano
 

O prêmio de Melhor Chef ficou, pela quarta vez consecutiva, nas mãos de Marcelo Petrarca, que ainda levou mais um para casa: o de Melhor Cozinha Contemporânea, com seu Lago. O Coco Bambu, outro empreendimento muito prestigiado na cidade, venceu em duas categorias: Melhor Bufê Self-Service e Melhor Peixes/Frutos do Mar. Para Beto Pinheiro, um dos sócios da rede, Encontro Gastrô é um prêmio referência da nossa cidade. “Vencer duas categorias é um reconhecimento importante para o nosso restaurante. Ter a votação pela internet, pegando uma amostra maior de opiniões, faz com que o prêmio seja o mais assertivo sobre os melhores da cidade”, disse.

O prêmio de Melhor Chef ficou, pela quarta vez consecutiva, nas mãos de Marcelo Petrarca, que ainda levou mais um para casa: o de Melhor Cozinha Contemporânea, com seu Lago (Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O prêmio de Melhor Chef ficou, pela quarta vez consecutiva, nas mãos de Marcelo Petrarca, que ainda levou mais um para casa: o de Melhor Cozinha Contemporânea, com seu Lago

O empresário e chef Gil Guimarães, à frente da cervejaria Hop Capital Beer, campeã na categoria Carta de Cervejas, e da Baco Pizzaria, segunda colocada em Pizzaria, ressalta a importância da premiação no mercado brasiliense: “Quando um veículo de comunicação resolve investir, gastar seu tempo e esforço para fazer uma premiação para a cidade, o maior mérito é fazer com que as pessoas pensem a gastronomia local. Tão importante quanto ganhar é você fazer parte dessa festa, dessa confraternização, celebrando a gastronomia da cidade e do cerrado”.

'O maior mérito de Encontro Gastrô é fazer com que as pessoas pensem a gastronomia local', conta empresário e chef Gil Guimarães, à frente da cervejaria Hop Capital Beer, campeã na categoria Carta de Cervejas, e da Baco Pizzaria, segunda colocada em Pizzaria (Fernando Pires/Esp. Encontro/DA Press)
"O maior mérito de Encontro Gastrô é fazer com que as pessoas pensem a gastronomia local", conta empresário e chef Gil Guimarães, à frente da cervejaria Hop Capital Beer, campeã na categoria Carta de Cervejas, e da Baco Pizzaria, segunda colocada em Pizzaria
 

A noite no Complexo Brasil 21 também teve o lançamento da sétima edição da mais importante revista dedicada ao setor gastronômico do Distrito Federal. Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2019 traz, além dos perfis dos vencedores, um guia com mais de 1.400 endereços gastronômicos do Distrito Federal, com 212 páginas.

 

O evento ainda marcou o lançamento de outro anuário de sucesso com as marcas da revista Encontro e do Correio Braziliense, o Quem é Quem no Direito no Distrito Federal 2019/2020. A publicação traz perfis de 25 escritórios de destaque, um Guia de Sociedades com mais de 100 escritórios e faz uma homenagem ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, um dos nomes de maior respeito e admiração no cenário jurídico nacional. Os dois anuários podem ser encontrados nas principais bancas de Brasília.

Capa de Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2019: 35 prêmios muito disputados no mercado da capital  (Encontro/Reprodução)
Capa de Encontro Gastrô - O Melhor de Brasília 2019: 35 prêmios muito disputados no mercado da capital
 

 

VENCEDORES DE ENCONTRO GASTRÔ 2019

 

DIVERSÃO

Balada: Canteiro Central

Bar/Botequim: Fausto & Manoel

Carta de Cervejas: Hop Capital Beer

Carta de Drinques: Dudu Bar

Novidade do Ano/Diversão: Eskina Bar

 

LANCHES E GULOSEIMAS

Bufê de Festa: Renata La Porta

Cafeteria: The Queen’s Place

Chocolateria/Doceria: Maria Amélia Bolos e Doces

Confeitaria e Salgados: Casa de Biscoitos Mineiros

Gelateria/Sorveteria: Bacio di Latte

Hambúrguer: Madero

Padaria: Belini Pães e Gastronomia

Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas: Gentil Café

 

RESTAURANTES:

BOA MESA

Bufê Self-Service: Coco Bambu

Churrascaria: Steak Bull

Cozinha Light/Salada: Green’s

Feijoada: Lake’s

Peixes/Frutos do Mar: Coco Bambu

Pizzaria: Valentina

 

SABORES REGIONAIS

Árabe: Marzuk

Cozinha Brasileira: Mangai

Cozinha do Mundo: Taypá

Japonês: Soho

 

ALTA GASTRONOMIA

Bistrô: Piantas

Carne/Parrilla: Toro Parrilla

Carta de Vinhos: Grand Cru

Cozinha Contemporânea: Lago Restaurante

Cozinha Variada: Oliver

Francês: Le Jardin du Golf

Italiano: Trattoria da Rosario

 

Restaurante Revelação: A Mano

Melhor Restaurante de Brasília: Trattoria da Rosario

 

PROFISSIONAIS:

Sommelier: Tiago Pereira (Trattoria da Rosario)

Chef Revelação: Bruno Kamakura (Roji)

Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C, Lago Restaurante e Reverso)


COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.

BRASILIENSES DO ANO