• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mostra »

Exposição homenageia a ex-administradora da Biblioteca Demonstrativa

Da redação - Redação Publicação:27/11/2012 15:07Atualização:27/11/2012 15:19
Maria da Conceição Moreira Salles, ex-diretora da Biblioteca Demonstrativa de Brasília  (Ricardo B. Labastier/CB/D.A Press.)
Maria da Conceição Moreira Salles, ex-diretora
da Biblioteca Demonstrativa de Brasília
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília completou, em 20 de novembro, 42 anos de existência, com novo nome. Agora, atende como Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, ex-diretora que morreu em janeiro deste ano. A celebração, no entanto, não para.

Nesta segunda-feira (26/11), a exposição Viver na Demonstrativa mostrará as ações culturais realizadas por essa mulher, que durante 25 anos prestou serviços públicos à instituição. São fotografias, prêmios e alguns documentos pessoais. "Quisemos fazer uma homenagem justa a ela, que continuará sendo uma referência para todos os bibliotecários. É também um momento especial para oficializarmos o novo nome do órgão", comemora Rita Lemos, atual coordenadora da Demonstrativa. "Essa exposição mostrará como uma pessoa comum, munida apenas de boa vontade, consegue fazer toda diferença na comunidade em que vive", completa Rita.

Com um acervo de mais de 120 mil livros, a BDB é um posto avançado da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Além de ponto de leitura e estudos, a Demonstrativa transformou-se em um espaço cultural democrático com ações que redefinem o olhar da população sobre as funções de uma biblioteca. "O mérito dessa redefinição é do olhar visionário da Conceição, que mais que uma bibliotecária, era uma agente e entusiasta cultural. Ela compreendeu muito cedo que o papel desse espaço, para a formação de um cidadão, vai além da leitura, e que existem várias maneiras de ampliar a visão de mundo das pessoas e inseri-las socialmente", explica a coordenadora.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.