Artista chinês premiado traz obras pela primeira vez ao Brasil
A exposição "Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis)” traz obras inéditas no Brasil do renomado artista chinês Cai Guo-Qiang, ganhador do Leão de Ouro na 48ª Bienal de Veneza em 1999 e do Praemium Imperiale em 2012. O artista traz pela primeira vez ao Brasil as engenhocas desenvolvidas em colaboração com inventores chineses amadores, construídas de materiais de uso diário, como os robôs pintores e instalações gigantes, com aviões, submarinos e discos voadores.
A mostra individual do artista, um dos maiores expoentes da arte contemporânea mundial, acontecerá de 05.02 a 31.03.2013 no CCBB DF. A montagem exige uma equipe especializada vinda da China, juntamente com o artista, para produção de suas obras. A seleção dos trabalhos inclui ainda uma série inédita de telas criadas com explosões de pólvora, marca registrada do trabalho de Cai, que serão feitas em Brasília, especialmente para a mostra brasileira. Para essas criações, o artista recrutará voluntários.
Em janeiro, durante a montagem da exposição o CCBB se transformará em um atelier aberto, onde o renomado artista chinês produzirá obras sobre papel especial, com a técnica de queima de pólvora. Como resultado, os desenhos criados e que terão motivos brasileiros farão parte da mostra.
Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis)
Programação dos processos de criação das obras:
22 a 24 Janeiro das 16h às 18h e 28 a 30 Janeiro das 16h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES Trecho 2, conjunto 22