99 personalidades em expressão
Estúdio registra rostos de artistas, políticos e personalidades do esporte em preto e branco
A exposição Harcourt – escultor da luz reúne 111 fotografias, 99 delas de personalidades internacionais e 12 de personalidades brasileiras, que revelam a beleza de artistas em construções fotográficas feitas sob luz artificial em estúdio. O trabalho traz a forte identidade do Estúdio Harcourt, criado na França no século passado, que imortalizou personalidades ao redor do mundo desde a década de 1920 até a atualidade. Personalidades em um ar solene iluminadas por um facho de luz que rompe o quadro contornando a expressão.
A exposição, aberta em Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil, faz uma homenagem ao cinema em uma mostra composta por registros de artistas na França como Edith Piaf, Joséphine Baker, Salvador Dali, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Jean Gabin. O público brasiliense pode conferir na exposição personalidades brasileiras como Ney Matogrosso, Glória Pires e Luiza Brunett, clicladas pelo estúdio no Rio de Janeiro.
Sobre o Estúdio Harcourt
O lendário Estúdio Harcourt é o sobrevivente de uma época de grandes estúdios de fotografia e, desde 1934, registra personalidades em branco e preto, todas com o mesmo efeito de luz. Além da luz, a maquiagem é um fator fundamental do estilo Harcourt.
Veja algumas fotos da exposição:
Exposição: Harcourt – escultor da luz
Data: 01/03/13 a 07/04/13
Hora: De terça a domingo, das 9h às 18h30.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3108-7600)
Entrada franca.
Classificação indicativa livre.