• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Arte »

Exposição mostra patrimônios de arte da UnB

Acervo acumulado em 25 anos tem obras de grupos indígenas e regiões do Brasil. Além de países como México, Colômbia, Paraguai, Equador, Costa Rica e Cuba, e obras de arte moderna e contemporânea

Da redação - Redação Publicação:14/06/2013 16:04Atualização:14/06/2013 16:24

 (Divulgação)
 

Formado, por aproximadamente, 1400 peças entre peças artísticas e etnográficas, o acervo da CAL surgiu a partir da realização do I Festival Latino-americano de Arte e Cultura (Flaac), em 1987, quando a Casa foi fundada, e foi sendo ampliado ao longo dos anos por doações de instituições e artistas.

A exposição Acervo em Pensamento: Uma proposta curatorial, em cartaz nas três galerias da Casa da Cultura da América Latina da UnB, desde 28 de maio, que mostra o rico e diversificado patrimônio de arte da UnB.Essa exposição apresenta ao público uma seleção de objetos representativos dos segmentos que compõem esse acervo.

O acervo acumulado nos 25 anos de criação da CAL composto por objetos provenientes de vários grupos indígenas e regiões do Brasil e de países como México, Colômbia, Paraguai, Equador, Costa Rica e Cuba, e obras de arte moderna e contemporânea vai se revelar ao público bastante rico e instigante.

 (Divulgação)

“Ver um acervo é pensar possibilidades de configurá-lo. Ainda que o acervo possa ter sido formado com uma proposta coesa e coerente, cada exposição, ao desalinhá-lo, oferece desafios ao olhar e à interpretação de seus significados", essa é uma das reflexões da curadora Elisa de Souza Martinez.

Apesar de ter sido exposto inúmeras vezes nas galerias da CAL, e em outros espaços expositivos de Brasília, essa é a primeira mostra em que todas as coleções do acervo estão representadas. A curadora revela que as obras foram dispostas de uma forma que o visitante se sinta provocado, levando-o a pensar na relação de continuidade entre os diversos sistemas de produção cultural: a periferia de uma metrópole latino-americana, um ateliê de artista reconhecido ou uma aldeia indígena.

 (Divulgação)
Durante a visita, o espectador vai poder se deparar com molas colombianas (tecidos trabalhados a partir de um colorido bordado), cestarias, cerâmicas e plumárias indígenas, com a arte postal e arte xerox de Paulo Bruscky, com serigrafias de Rubem Valentim e de Cícero Dias, uma série de gravuras de Tarsila do Amaral, desenhos de Athos Bulcão e Maciej Babinski, gravura de Vicente Martinez, pintura de Glênio Bianchetti e peça de Elyezer Sturm, entre outras atrações.

Exposição Acervo em pensamento, Uma proposta curatorial

 

Visitação: 29 de maio a 30 de junho de 2013. Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h


Local: Galerias CAL, Acervo e de Bolso da Casa da Cultura da América Latina da UnB (SCS Quadra 4, Edifício Anápolis). Telefone: 3321.5811

Outras informações no site www.casadacultura.unb.br

Entrada franca

Classificação livre

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.