• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Exposição »

Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers

Depois de ter sido vista por quase 90 mil pessoas em Recife e no Rio de Janeiro, a mostra Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers chega ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:04/02/2014 14:36Atualização:04/02/2014 14:42

 (Reprodução)

A exposição, que tem curadoria de Bebel Abreu, irá exibir cerca de 650 obras entre tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros. Na abertura do evento, que acontece no dia 11 de dezembro, às 19h, o artista promoverá uma demonstração de pintura ao vivo, ao som de Cheba Massolo, autor da trilha do filme Liniers, el trazo simple de las cosas, que também está na programação da mostra.

A programação paralela à mostra será bem movimentada, contando com uma palestra do próprio Liniers sobre o universo Macanudo, além de sessão autógrafos do catálogo da exposição. Haverá também mesa-redonda com os cartunistas André Valente, Rafael Sica e João Montanaro, palestras com a curadora da exposição, Bebel Abreu e com Gustavo Duarte, além de exibição do filme Liniers el trazo simple de las cosas.

Visitação: De terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Entrada franca.

Classificação indicativa livre.

 (Divulgação )
Programação

*Retirar senhas com uma hora de antecedência

Abertura – 11 de dezembro, às 19h

Demonstração de pintura de Liniers e concerto com Cheba Massolo.


Para celebrar a abertura da exposição Macanudismo o Museu Nacional dos Correios recebe Liniers para pintar um mural especialmente para a mostra. O artista terá como companhia a música do compositor Cheba Massolo, que apresenta as encantadoras canções de seu álbum Coyazz, com capa ilustrada por Liniers. Cheba assina também a trilha sonora original do documentário Liniers, el trazo simple de las cosas, que compõe a programação. Haverá também, na mesma noite, o lançamento do catálogo, com sessão de autógrafos de Liniers.
Local: Galeria 3º andar

Palestra Universo Macanudo com Liniers – 12 de dezembro, às 19h.

Num bate-papo descontraído e divertido com seus leitores, Liniers mostra como faz para ter uma ideia atrás da outra e criar seus personagens e tirinhas. Conta casos, desenha ao vivo e responde às perguntas da plateia.
Local: Auditório

Palestra O quadrinho sou eu, com Rafael Coutinho – 12 de fevereiro de 2014, às 19h.

O multiartista faz quadrinhos, publica em revistas como a Piauí e a São Paulo, é dono da Narval, editora que publica trabalhos de outros quadrinistas e faz projetos em colaboração com artistas como Rafael Sica (1000 Quadros) e os coletivos Samba e Ilustrativa (Cubos). Em sua palestra ele fala como dá conta dessas (e tantas outras) empreitadas e ainda tem tempo pra dar aulas com o pai, Laerte, e cuidar do pequenino Valente, seu filho de um ano.
Local: Auditório

Palestra Das charges aos quadrinhos, com Gustavo Duarte – 14 de fevereiro de 2014, às 19h.

O artista fala de suas duas frentes de trabalho: já colaborou e colabora com charges e ilustrações para diversas publicações, como o Folha de S. Paulo, Lance!, Veja, Forbes, Le Monde Diplomatique, Placar, Playboy, VIP, entre outras e o seu trabalho autoral com histórias em quadrinhos, onde já publicou 5 álbuns: Có!, Taxi, Birds, Monstros! e Pavor Espaciar, com a sua interpretação de Chico Bento e sua turma, os clássicos personagens de Mauricio de Sousa.
Local: Auditório

Mesa-redonda História em quadrinhos, com André Valente, Rafael Sica e João Montanaro – 15 de fevereiro de 2014, das 15h às 16h30.

Um chargista da Folha, um quadrinista independente e um autor de tiras poéticas comparam trajetos artísticos. Três gerações se encontram para mapear as possibilidades do meio dos quadrinhos. Com estilos que variam da linha fina à aquarela, formatos que vão da charge política às histórias longas e perfis absolutamente distintos, os três palestrantes mostrarão com quantos traços se conta uma história.
Local: Auditório

Palestra Curadora e fã, dois olhares, com Bebel Abreu – 15 de fevereiro de 2014, das 17h às 18h.


Conheça histórias do trabalho de Liniers e saiba como um pedido de autógrafo se transformou numa exposição. A arquiteta Bebel Abreu conta como passou de fã de Liniers a curadora da exposição retrospectiva de sua obra, em uma palestra ilustrada com o próprio acervo do autor. Bebel destaca detalhes da confecção de cada trabalho e conta curiosidades sobre as obras e bastidores do projeto.
Local: Galeria do 3º andar

Exibição do filme Liniers el trazo simple de las cosas, de Franca González (em espanhol, com legenda em espanhol) – 15 de fevereiro de 2014, das 18h às 20h.

Um delicado retrato do artista a partir das lentes de Franca González, que o acompanhou no Canadá e na Argentina.O documentário de 80 minutos de duração mostra a convivência de Liniers e Franca durante os dois meses que dividiram um apartamento em Montreal, por conta de uma bolsa de estudos. No retorno a Buenos Aires veio a ideia de registrar o cotidiano do quadrinista argentino, o que lhe inspira e o faz criar seus personagens e histórias.


Local: Auditório
Data: 11.12.13 a 02.03.14
Local: Museu Nacional dos Correios (SCS, Quadra 4, Bloco A, nº 256 – Asa Sul)
Site:

www.macanudismo.com.br%u2028

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.