..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Teatro »

Clássico inglês "Sonho de uma noite de verão" vira comédia contemporânea

"Cabeça sem mente" traz para o Brasil contemporâneo o enredo da Grécia antiga criado por Shakespeare.

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:11/04/2014 16:01Atualização:11/04/2014 16:08

 (Divulgação)
 

Um indisciplinado grupo de estudantes recebe a complicada tarefa de montar um dos mais encenados textos de William Shakespeare para festa de final de ano da escola. Os conflitos que já existiam em sala de aula, como amores não correspondidos, preconceito, alienação e autoritarismo, aos poucos se misturam nesta peça dentro da peça, batizada de “Cabeça sem mente”, que o Grupo Teatro de Mentira encena de 11 de abril a 04 de maio, no teatro do Brasil 21.

“Cabeça sem mente” mostra a tentativa dos alunos Raylene, Shirlane, Lisânderson, Robério, Demêncio, Tatienny e Robin em montar “Sonho de uma noite de verão”. Em meio às orientações confusas da retrógrada professora, Sra. Zelite Polyssem, os estudantes misturam seus conflitos pessoais aos dramas escritos por William Shakespeare no século XVI.

No clássico inglês, Lisandro e Hérmia se amam. Mas Hérmia é amada também por Demétrio, que por sua vez é objeto de desejo de Helena. De um dia para o outro este complicado quadrado amoroso se inverte. Na montagem do Teatro de Mentira, que chega agora a sua segunda temporada, acontece o mesmo. Os alunos se ocupam de amores não correspondidos que em um passe de mágica, ou no caso da montagem, de status do Facebook, mudam de intensidade e destino, como numa quadrilha de festa junina.

“Cabeça sem mente” traz para o Brasil contemporâneo o enredo da Grécia antiga criado por Shakespeare. O texto faz uma alusão ao momento complexo e tenso que o país vivencia ao se preparar para a Copa do Mundo, em meio a um turbilhão de manifestações e problemas sociais. O mundo etéreo e sobrenatural da obra original é associado na montagem à realidade virtual e às novas mídias sociais. Selfies, jovens revolucionários, religiosos reacionários e políticos oportunistas atualizam a trama.

O nome do espetáculo celebra o humor nonsense de “Sonho de uma noite de verão”, considerada uma típica farsa musical, com quadros dançantes.

Teatro de Mentira

Nascido de um projeto de extensão da Universidade de Brasília, o Teatro de Mentira está junto há três anos. Sob orientação da atriz, diretora e professora Felícia Johansson, o grupo faz sua pesquisa de linguagem dentro do diálogo entre tradição e contemporaneidade no teatro.

As influências da companhia vão desde tipos tradicionais como commedia dell’arte e ensinamentos de mestres como Eugênio Barba, Jacques Lecoq e Stanislavski a signos contemporâneos como histórias em quadrinhos, narrativas visuais, cinema, vídeo, propaganda, internet e mídias digitais.

Ficha técnica:

Direção/Dramaturgia: Felícia Johansson
Assistência de Direção: Alisson Araújo
Cenografia: Guto Viscardi
Figurinos: Eliana Carneiro
Design Gráfico: Pedro Ivo Verçosa
Iluminação: Tiago Medeiros

Elenco: Ana Paula Monteiro
Clarisse Johansson
Felícia Johansson
Kael Studart
Karinne Ribeiro
Rogério Luiz
Tiago Medeiros
Xico Bruno

Realização: Teatro de Mentira

Serviço:
Espetáculo “Cabeça em mente”

Data: de 11 de abril a 04 de maio de 2014
(NÃO TEM ESPETÁCULO DIA 02 DE MAIO)
Local: Brasil 21 Cultural
Endereço: Setor Hoteleiro Sul, quadra 06 (ao lado da Torre de Tv, em frente à churrascaria Fogo de Chão)
Telefone: (61) 3039- 9296
Horário: sexta e sábado às 21h/ domingo às 20h
Ingressos: R$ 30, 00 (inteira)/ R$ 15,00 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.