El Paso Latino promove Festival de Comida Equatoriana
Na primeira edição do evento, chef Darwin Ramírez, convidado do restaurante, assina receitas exclusivas para menu e buffet
Famoso em Galápagos por ser especialista em comida islenha (de ilha) e também por comandar a cozinha de um dos maiores navios da Metropolitan Touring, uma das principais operadoras de turismo do país, Ramírez já dividiu cozinhas com chefs de renome, como Jerome, Manolo Miño, Artemio Díaz e Macario Rosania. Para a ocasião, ele se empenhou em selecionar pratos que representem a diversificada gastronomia do Equador. Nas receitas, ingredientes que não podem faltar na mesa do equatoriano, como banana, frutos do mar e batata.
"Nossa gastronomia é baseada em receitas elaboradas de sabores complexos, mas preparados com ingredientes comuns. Nossa culinária varia com a mistura de produtos de diferentes regiões e climas", descreve Ramírez. Enquanto na costa o forte são ceviche, carne assada com lentilha, pratos envoltos por bananas crocantes ou servidos de coco, ensopados, sopas com pescados, frutos do mar com verduras e mandioca; na serra, são as receitas com vísceras de boi e cordeiro que ganham vez, ao lado da fritada de porco, sopas com batatas e combinações com grãos e carnes da região.
Isso revela que, apesar da pequena extensão, o Equador possui uma grande diversidade culinária. De forte tradição agrícola, a gastronomia do país remonta ao império Inca, que fazia das frutas e cereais um meio de sobrevivência e cultivo. Há uma forte tradição nos pratos produzidos a partir do milho, da carne bovina, da farinha e da batata.
Encocado de Pescado
Menu à noite
-Entrada – Corviche (banana verde crocante, recheada com caranguejo)
-Prato principal – Encocado de Pescado (receita costenha a base de robalo, vegetais e coco, acompanhado de banana verde) ou carne asada conmenestra (carne ao forno servida com arroz amarelo, banana e lentilha)
-Sobremesa – Espumilla (sobremesa cremosa tipo merengue, preparada com goiaba)
Pratos que serão servidos nos buffets, no almoço
Entradas
- Ceviche Mixto (marinado de frutos do mar diversos)
- Corviche (banana verde crocante, recheada com caranguejo)
- Ají Tres Regiones (três tipos diferentes de molhos picantes que acompanham quase todos os pratos do Equador)
Sopas
- Locro de Papa (sopa de batata, uma das mais tradicionais do Equador)
- Ají de Carne (sopa ligeiramente picante. Uma combinação única de sabores: carne, amendoim, mandioca e banana)
Pratos principais
- Enconcado de Pescado (receita costenha à base de peixe branco, vegetais e coco, acompanhado de banana verde)
- Carne Asada con Menestra (carne ao forno servida com arroz amarelo, banana e lentilha)
- Fritada Criolla (Prato apreciado na região serrana do Equador. Preparado com porco e acompanhado de milho e tortilhas de batata à moda equatoriana)
Sobremesas
- Higos con Queso (figos cozidos com rapadura, canela e acompanhados de queijo fresco)
- Espumilla (sobremesa cremosa tipo merengue, preparada com goiaba)
Funcionamento: terça a domingo
Horário: 12h às 15h / 18h às 23h30
Telefone: (61) 3323-4618
Aceita todos os cartões
Vallet: R$ 7 (preço único)