Patubatê sobe ao palco do Fifa Fan Fest Brasília
Grupo de percussão brasiliense, que utiliza instrumentos musicais feitos de materiais reciclados, se apresenta no dia 9 de julho
Para isso, eles promovem oficinas de criação de instrumentos, formação musical e de profissionalização de pessoas em várias áreas de produção cultural. A atuação acontece tanto no Distrito Federal, como em periferias das cidades onde eles se presentam.
O Patubatê já atraiu a atenção de grandes realizadores culturais do Brasil e do mundo. Dentre os principais eventos internacionais que já participaram destacam-se o Rock in Rio em Lisboa e Madri, em 2008; o Festival da Lusofonia na China, em Macao e Taipa, em 2011; o Goal to Brazil, em Nova Iorque e o Festival Mundial de Percussão, em Nova Déli, no ano de 2013. Além disso, eles já visitaram todos os estados brasileiros.
A performance do grupo pode ser conferida em dois DVDs: Ruído Sonoro, de 2012, gravado no Estádio Nacional Mané Garrincha ainda em obras e o RS02, filmado no Teatro Newton Rossi, no Sesc da Ceilândia. O terceiro DVD foi feito Escola Classe da SQS 308 e ainda está em fase de edição.
Sua história musical teve início em 1999 em Brasília, influenciados pelos britânicos do Stomp e pelos americanos do Blue Man Group, além do multi-instrumentista e compositor brasileiro Hermeto Pascoal. Reconhecido pelo trabalho vanguardista, o Patubatê tem hoje um repertório de composições inéditas, além de versões de músicas nacionais e internacionais que embalam os shows com interpretações surpreendentes.