..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cultura | Música »

Banda de rock infantil faz mini-turnê em Brasília

O grupo Tumba La Catumba promete animar as crianças com shows gratuitos no Varjão e na Vila Telebrasília

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:15/07/2014 08:00Atualização:15/07/2014 09:48

Objetivo da banda é despertar o gosto musical do público infantil para outros ritmos musicais (Elder Miranda Júnior/Divulgação)
Objetivo da banda é despertar o gosto musical do público infantil para outros ritmos musicais
Quem disse que rock não é coisa de criança? Para provar que o gênero também pode agradar aos baixinhos, a banda de rock infantil Tumba La Catumba se apresentará entre os dias 19 e 20 de julho no Galpão Cultural do Varjão, e 02 e 03 de agosto na Praça da Resistência da Vila Telebrasília. Em suas apresentações, a trupe reúne músicas autorais e releituras de cantigas de domínio público, brincadeiras e contação de histórias com sonoplastia ao vivo.


O grupo é formado por músicos e atrizes profissionais da cidade e aposta na fusão de ritmos para despertar o gosto pelo estilo musical desde a mais tenra idade. Durante as apresentações a criançada poderá curtir o tradicional show de rock da Tumba, num dia, e um bailinho de carnaval, no seguinte. Segundo Rogério Almeida, produtor e baixista da banda, os bailinhos contarão com ritmos carnavalescos, como o maracatu, cirandas, marchinhas e frevo, com uma pitadinha de rock no final.


O baixista e produtor diz que hoje não há, em Brasília, muitos trabalhos voltados para o público infantil, principalmente que abordem o rock, o reggae, o rap e o funk. "As crianças adoram esses estilos, mas acabam ouvindo musicas que não foram feitas para elas", afirma. "Fizemos dois shows no inicio desse mês na Escola Classe 66 da Ceilândia. As crianças adoraram! Percebemos o quanto elas precisam de iniciativas assim, que a cultura pode ser instrumento de mudança social, e que os artistas devem levar seus projetos para essas comunidades, não só ofertando opções culturais, mas despertando o interesse delas pelo fazer cultural".


A turnê tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e foi idealizada para levar a música de qualidade até locais onde a oferta de opções culturais é mínima para o público infantil. "A Tumba acredita na importância de despertar o gosto musical das crianças para outros ritmos musicais, não só o rock, mas aqueles com que elas não têm muito contato, principalmente por não fazerem parte da cultura de massa", finaliza Almeida.

Sobre a banda


O grupo Tumba La Catumba se formou no início de 2010 para participar do projeto Brasília Para Crianças, que leva alunos de escolas públicas e privadas para conhecer os principais monumentos da Esplanada dos Ministérios em Brasília. Naquela época, foram mais de 20 apresentações na Biblioteca Nacional. De lá pra cá a trupe tem se apresentado nos mais diversos eventos e festas particulares, sempre levando a irreverência de seus arranjos inusitados para músicas de domínio público, como a versão hardcore de “Peixe Vivo”, e a versão rock%u2010flamenco de “A Barata”.

 

Serviço

Mini-turnê da Banda Tumba La Catumba

Locais e datas:
Galpão Cultural do Varjão - Show dia19 e bailinho dia 20 de julho, às 16h

Praça da Resistência - Vila Telebrasília - Show dia 2 e bailinho dia 3 de agosto, às 16h
 
Censura livre
Gratuito
Duração: 40 minutos
COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.