..
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cultura | Teatro »

Comédia "Quem ri por último ri melhor" é exibida no Teatro da Unip

Com Danielle Winits e Júlio Rocha no elenco, espetáculo satiriza a corrida pela fama e traz olhar ácido sobre o tema

Da redação com Assessorias - Redação Publicação:15/07/2014 15:53Atualização:15/07/2014 16:13

Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas fazem parte do elenco (Leonardo Aversa/Divulgação)
Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas fazem parte do elenco
Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, o público brasiliense poderá dar muitas risadas com o espetáculo "Quem ri por último ri melhor", comédia que será exibida nos dias 18, 19 e 20 de julho no Teatro da Unip. Com direção de Cininha de Paula e com Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas no elenco, a peça retrata e satiriza um fenômeno comum da atualidade: os '15 minutos de fama' e o vale-tudo para se manter sob os holofotes quando isso acontece.


Danielle Winits interpreta Dione, famosa agente de atores que procura manter em evidência seu pupilo, o astro de cinema Mateus (Júlio Rocha), mas precisa ainda proteger a imagem do galã, escondendo sua sexualidade. O problema se agrava quando Mateus conhece Alex (Rainer Cadete), um garoto de programa, e os dois se apaixonam. O próprio Alex, contudo, não tem certeza das suas escolhas, pois tem uma namorada, Helena (Sara Freitas). Esta relação faz Mateus repensar suas escolhas, e uma teia de mentiras, sombras e aparências fica prestes a se romper, flagrando os personagens em um momento no qual são obrigados a se confrontar e descobrir sua essência.

 

Com texto do famoso escritor americano Douglas Carter Beane e versão brasileira de Artur Xexéo, a comédia traz uma série de dilemas morais e éticos e lança um olhar ácido sobre tempos em que a aparência sobrepõe a essência. “A peça expõe comportamentos contemporâneos. Critica esse universo da fama e do sucesso a qualquer preço. Fala de quanto o homem de hoje é capaz de vender seus princípios por qualquer cachê”, afirma Xexéo.


A versão brasileira de Artur Xexéo, preserva o humor e a acidez original do autor. “Ele tem um humor que nunca é óbvio. É crítico, é irônico, e o desafio é não perder essa crítica e essa ironia”, enfatiza Xexéo. Foi também esse viés cômico do texto que instigou Cininha a dirigir a montagem: “o humor tem uma linha mais direta de comunicação com o espectador. Por alguma razão, ele parece chegar mais fundo aos corações, levar mais rapidamente à reflexão e de forma mais sucinta”.

Encontros Vivo EnCena
Após a apresentação no dia 18/07, os atores Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas participam da série Encontros Vivo EnCena. Com o tema “Teatro e Transformação”, o debate será mediado pelo pesquisador em gestão cultural e curador do Vivo EnCena, Expedito Araujo.


Como uma ação cultural integrada, gratuita e exclusiva, com o tema “Teatro e Transformação”, pretende envolver o público para realizar trocas de experiências com os artistas da peça, que irão discorrer sobre como foi a composição dos personagens – que retratam a obsessão por manipulações e opressões em uma sociedade que caracteriza nossa realidade desde os tempos mais remotos. Baseado nas relações inerentes do fazer teatral irá proporcionar maior reflexão sobre o lugar de respeito e do afeto a individualidade, assim como promover esclarecimentos para boas práticas em confronto com as tendências que a peça teatral apresenta.

Serviço
Espetáculo "Quem ri por último ri melhor"


Data: dias 18, 19 e 20 de julho
Horários: Sexta e sábado: 21h / Domingo: 19h
Local: Teatro da Unip - SGAS Quadra 913, s/n – Conjunto B – Asa Sul - Tel. 2192-7080

Ingressos: R$ 40 (meia-entrada)

Capacidade: 500 lugares.
Duração: 90 minutos.
Classificação: 14 anos.
Descontos: 50% para clientes Vivo Valoriza, válido para o cliente + acompanhante, no preço da inteira, mediante apresentação de voucher emitido pelo site Vivo Valoriza.

COMENTÁRIOS
Os comentários estão sob a responsabilidade do autor.